Artigos

I Salão de Arte Contemporânea - Nordeste
Carlos Roberto Britto Aragão

Nesses quase nove anos de existência, já é possível destacar algumas características da Sociedade Semear: a ousadia, a coragem de vencer desafios, as ações realizadas em parcerias e, principalmente, as pessoas, que com suas individualidades e diversidades, trabalham sempre buscando um objetivo comum, fruto das decisões coletivas e participativas.
O I Salão Semear de Arte Contemporânea do Nordeste reflete muito bem essas características. Apesar da referência que já temos no Estado de Sergipe com relação à promoção e fortalecimento das artes plásticas, propor a realização de uma atividade com essa envergadura para todo o Nordeste brasileiro é, sem dúvida, uma ação ousada. Logo vem um questionamento: será que teremos artistas nordestinos acreditando nesse salão?
Mas a ousadia deve estar sempre acompanhada da coragem de vencer desafios. Correr atrás e concretizar sonhos são ações para os que têm coragem e acreditam no seu potencial. Não devemos medir a nossa coragem tendo como parâmetro o nosso tamanho físico e/ou geográfico e sim, através da capacidade que todos nós, seres humanos, temos de superação, acreditando sempre que “ninguém é capaz, até que tente.
Nós não vivemos e, sim convivemos, portanto a vida só tem sentido com o outro. Isso acontece quando falamos de indivíduos ou de instituições. A partir da ousadia e da coragem, a Sociedade Semear tem encontrado durante a sua caminhada verdadeiros parceiros, que comungam dos mesmos sonhos e objetivos. E nessa jornada do I Salão Semear de Arte Contemporânea cruzamos na estrada da vida com a FUNARTE (Fundação Nacional de Artes-Ministério da Cultura), através do Apoio a Festivais de Fotografia, Performances e Salões Regionais, na categoria Artes Visuais parceira fundamental. Chegamos a todos os rincões do Nordeste através da imprensa, com destaque para a TV Sergipe (Rede Globo de Televisão), não esquecendo todos os sites e redes sociais.
E o que dizer das pessoas que fazem a nossa Sociedade Semear? O trabalho da equipe coordenada por Cita Domingos, formada pelos guerreiros e guerreiras: Ivan Masafret, Breno Domingos, Alan Adi, Vanessa Belo Anapaula Domingos, Mônica Domingos,Thiago Ismerim.Todas elas com suas individualidades/diversidades, mas, depois de calorosas e necessárias discussões, focam no objetivo comum e o defende como princípio fundamental da decisão coletiva.
Agradeço a determinação e dedicação de Lílian França, curadora e presidente da comissão de avaliação do Salão, composta pelos ilustres: Jorge Coli, Miriam Estela Nogueira Tavares, Cristiana Tejo e Wellington Césario. Um agradecimento especial a todos os artistas plásticos de origem nordestina que acreditaram na nossa proposta e tornaram realidade o I Salão Semear de Arte Contemporânea do Nordeste.

FONTE: Catálogo I Salão de Arte Contemporânea - Nordeste - Ultima Atualização: 28/12/2012

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br