Artigos

SESQUICENTENÁRIO DE ARACAJU
CARLOS ROBERTO BRITTO ARAGÃO

Retorno a 150 anos e fico imaginando o rosto de admiração e encantamento do então presidente da Província de Sergipe Del´Rey, Inácio Barbosa, ao avistar do alto da Colina de Santo Antônio aquela paisagem deslumbrante com vistas para o encontro do rio com o mar, cercado por uma vasta vegetação. Deve ter sido amor à primeira vista, já que só o amor é capaz de vencer todos os obstáculos da vida. Essa, sem dúvida, foi à primeira demonstração de ousadia do povo sergipano, construir uma cidade onde todas as condições ambientais eram visualmente contrárias.

Aracaju tem sido ao longo da sua história musa inspiradora de compositores, poetas, artistas plásticos. Não poderia ser diferente, todos que nascem ou chegam aqui são acolhidos e envolvidos pela brisa que vem dessa cidade cercada por rios e mar. Aracaju é como um grande coração de mãe, sempre cabe mais um. Uma mãe faceira e cheia de encantamento.

Mas se alguns insistem em dizer que a nossa querida Aracaju não é bela, recorro aos ensinamentos do poeta Carlos Britto, através da poesia “Olhos de ver”:

“A Beleza está em toda parte.
Não é algo a fazer,
Mas a descobrir.
Basta que tiremos dos olhos
A trave da correia,
O cisco da pressa,
E a beleza nos será servida
Numa travessa.”

E é exatamente com o sentimento da descoberta, que a Sociedade SEMEAR, mais uma vez, desafiou os nossos artistas a transpor esse universo chamado Aracaju e a partir daí, através do seu fazer artístico, servir numa grande “travessa” a exposição “Aracaju: Paisagens e Personagens.

E por falar em desafio, não poderia deixar de estar presente nessa grande homenagem a nossa querida Aracaju, como parceira de primeira hora, a PETROBRAS, que nos ensinou a acreditar em nossos sonhos e nos mostrou, com muita propriedade, que o DESAFIO É A NOSSA ENERGIA.



Presidente da Sociedade SEMEAR




FONTE: CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO ARACAJU: PAISAGENS E PERSONAGENS - Ultima Atualização: 28/12/2010

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br