Artigos

PETROBRAS FERTILIZANDO O BRASIL
Walter Chou

Empreender no campo das artes plásticas é ação contínua da Petrobras, agora, comemorando os vinte e cinco anos de produção da Petrobras Fafen-SE em Laranjeiras, somam história e artes plásticas para registrar este momento de reconhecimento das conquistas e também de planejamento das ações futuras. Aqui, a arte se mostra hábil instrumento na comunicação destas distintas ações.

Em algumas obras, percebe-se que os signos são (re)contextualizados, ganhando novos significados na interpretação particular a cada artista e, posteriormente, através da leitura que cada observador aprouver. Como observadores, nosso exercício é igualmente criativo em interpretar esses elementos e construir nossa própria perspectiva da obra de arte. Não obstante o esforço por compreender algumas opções e práticas artísticas menos tradicionais, louvo a experimentação e inovação, que aqui ganha maior importância, quando comparada à própria história de inovação e de conquistas da Petrobras Fafen-SE. Todo o exercício criativo e experimental praticado desde sua criação foi certamente fonte de inspiração para que esses 39 artistas aqui apresentados desenvolvessem seus estudos e elaborassem, enfim, suas obras de arte.

Percebemos o interesse dos artistas em elaborar pesquisas para que as obras, além da qualidade estética visual, contivessem elementos verdadeiramente representativos da Petrobras Fafen-SE. Inventivos, agregam às obras materiais orgânicos que irão se decompor. Isso, exclusivamente para comunicar que a natureza está em constante transformação. Proclamam a volubilidade das coisas! Também agregam referências à agropecuária, à cultura e às artes da região; enfim, agregam tudo aquilo que pode comunicar o que cada artista, em sua individualidade, almeja contar sobre o que conhece e aprendeu sobre a Petrobras Fafen-SE.

São obras que emocionam pela experimentação, complexidade e elaboração temática. Apresentadas em diferentes técnicas e linguagens artísticas, documentadas neste catálogo e expostas na mostra coletiva em comemoração aos vinte e cinco anos de produção da Petrobras Fafen-SE, realizada pela Sociedade Semear, na Galeria Jenner Augusto, no espaço cultural Semear/Petrobras de 18 de outubro a 30 de novembro de 2007.

Parabenizo a Petrobras Fafen-SE pelas conquistas e pela idéia de reunir nesta comemoração estes talentosos artistas. Logo, convido o leitor a dialogar com estes artistas sergipanos e elaborar suas próprias interpretações.


Walter Chou
Curador

FONTE: Catálogo Petrobras Fertilizando o Brasil - Ultima Atualização: 28/12/2010

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br