Artigos

ALTAIR SANTO
Carlos Roberto Britto Aragão

Sempre nos deparamos com muitas pessoas que discutem se a moda pode ser encarada como arte. O estilista ao debruçar-se sobre sua prancheta para desenhar um novo modelo, criar uma nova, interferir no comportamento humano, está, sem dúvida, usado toda a sua criatividade/inventividade, caraterísticas fundamentais para aqueles que têm o privilégio de serem chamados de artistas. O estilista precisa estar bastante inspirado para criar as suas coleções, fazendo de cada peça uma verdadeira obra de arte.
E é exatamente dessa perspectiva e na certeza de que a moda é arte, que a Galeria Jenner Augusto abre suas portas para receber a exposição “SENSATIONS”, que como o próprio nome diz, na tradução para o português: sensação, sensibilidade, impressão, comoção, efeito sensacional, interesse, sentido, senso, sensação, acepção, percepção , consciência, emoção, excitação, sensação, arrepio, características de todos que nasceram como o estigma da criação. O nome da exposição em inglês estabelece o caráter universal da arte/moda.
Criando, costurando e alinhavando todos os traços, o sergipano de Neópolis Altair Santo, apresenta os detalhes de cada uma de suas peças expostas nessa exposição e nesse catálogo. Além do seu talento nato, Altair é formado pela Faculdade Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil- Cetiqt, no Rio de Janeiro/RJ. Utilizou todo a sua arte na confecção de figurinos para filmes, Minisséries e Novelas, a exemplo de Orquestra do Meninos/TV Globo, Minissérie Med Maria/ TV Globo e a Novela Cheias de Charme/TV Globo. Em Sergipe, destaque para as peças criadas para a Cubos Companhia de Dança/SE e para a cantora Patrícia Polayne. Recentemente foi vice-campeão no concurso Estilista Revelação 2011 da TV Globo/ TV XUXA.
A exposição SENSATION apresenta os croquis dos trabalhos premiados nos últimos 10 anos, além de peças criadas pelo dedicado, talentoso e inquieto estilista. As criações de Altair Santo nos convidam a mergulhar no mundo da moda e da arte. Que bom que além das grandes passarelas, podemos apreciar as criações dos grandes artistas da moda, a exemplo Altair Santo, desfilando em galerias de artes, a exemplo da Jenner Augusto.

Carlos Roberto Britto Aragão
Diretor Presidente
Sociedade Semear

FONTE: Catálogo Sensations - Ultima Atualização: 25/04/2014

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br