Exposição: NOVA GEOGRAFIA DA FOME

Informações do Evento  Evento Confirmado
Este evento foi patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil


O livro Nova Geografia da Fome é uma homenagem ao clássico "Geografia da Fome", com o qual Josué de Castro, médico, geógrafo e antropólogo pernambucano, ainda em 1946, denunciou esta problemática no Nordeste, até então vista como tabu.

A Exposição, bem como o livro-documentário, é resultado do trabalho realizado durante o ano de 2003, numa viagem de 60 mil quilômetros empreendida por Xico Sá e U. Dettmar, a convite do Banco do Nordeste. O roteiro, que cruzou os nove estados nordestinos, o norte de Minas Gerais e os arrabaldes de São Paulo, onde, segundo o próprio Xico Sá, "deságuam todos os sertões", se propôs a revelar a nova "geografia da fome" no Brasil, bem como as iniciativas públicas e privadas que o País está desenvolvendo para combater a miséria.

Outro resultado dessa viagem foi uma série especial de reportagens publicadas em diversos jornais e portais brasileiros, entre junho e agosto do ano passado. Através dessa ação, os autores do livro mostraram o retrato de sertões, veredas, periferias e mangues, bem como os novos personagens e dramas de uma antiga história que ainda atinge, pelo menos, 9,9 milhões de pessoas, segundo estimativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Em texto e foto, o livro-documentário é uma narrativa que mostra os rostos vincados de sol e "precisão", xilogravuras ambulantes do abandono histórico, vítimas da "velha do chapelão"- como a fome era representada no imaginário sertanejo mais antigo. Além disso, os autores também trouxeram da estrada a crônica de costumes de um sertão cheio de quixotices, mungangas, marmotas, estripulias à João Grilo e Pedro Malasartes.

A "Nova Geografia da Fome" também traz focos de esperança, entre eles estão a caprinocultura, com o bode dando lição de resistência e convivência com o semi-árido; a agroindústria de ponta que vingou em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), herança dos sonhos de Delmiro Gouveia - o homem que ligou a caatinga na tomada; as invenções tecnológicas de Campina Grande (PB), entre outras tantas mostras localizadas pelos repórteres.

Publicado pela editora "Tempo d´Imagem", uma das mais importantes do país no gênero de livros que reúnem fotografia e texto, "Nova Geografia da Fome" tem 160 páginas, tradução para o inglês e os recursos de sua venda são destinados ao programa Fome Zero, programa federal que conta com a parceria do Banco do Nordeste.
 
Promoção: Semear
Local: Galeria Jenner Augusto
Acesso: Este evento é aberto ao público
Expositore(s): TEXTOS: XICO SÁ - FOTOS: U. DETTMAR
Período: 11/11/2004 à 01/12/2004
 

Veja as obras expostas

Foto: U. Dettmar
Foto: U. Dettmar
Foto: U. Dettmar
Foto: U. Dettmar
Foto: U. Dettmar
Foto: U. Dettmar
Foto: U. Dettmar
Foto: U. Dettmar
Foto: U. Dettmar
Foto: U. Dettmar
Foto: U. Dettmar
Foto: U. Dettmar
Foto: U. Dettmar
Foto: U. Dettmar
Foto: U. Dettmar
Foto: U. Dettmar
Foto: U. Dettmar
Foto: U. Dettmar
Plano Geral da Exposição 01
Plano Geral da Exposição 02
Plano Geral da Exposição 03
Plano Geral da Exposição 04
Plano Geral da Exposição 05
 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br