Exposição: NATIVIDADE MMIV ANNO DOMINI

Informações do Evento  Evento Confirmado
Esta exposição conta com o patrocínio do BANCO DO BRASIL e FANESE e apoio cultural do Espaço Cultural SEMEAR - Petrobras e Livraria NOBEL

NATIVIDADE. MMIV Anno Domini, é a exposição de obras de arte sergipana que nos força o exercício da compreensão de expressões tão distintas e até divergentes sobre a mesma temática. Entretanto, é nesse universo complexo de representações que percebemos a riqueza maior do nosso povo: a criatividade, o talento para as artes e o amor ao labor. Natividade não somente celebra a adoração aos Reis Magos, mas a nossa permanência no universo, e nossa persistência em continuar vencendo as dificuldades que surgem no percurso de nossas vidas. Natividade é o desejo intrínseco de estabelecer uma Paz Global, desejo este, registrado a largas e densas pinceladas sobre diferentes suportes trabalhados nesta exposição.

Esta exposição coletânea apresenta vinte trabalhos produzidos em variadas técnicas e suportes. Os artistas convidados se empenharam em reproduzir suas percepções e concepções sobre o tema proposto e agora nos proporcionam uma experiência estética de inestimável valor para o universo das artes, e para a cultura sergipana de modo geral.
Walter Teles Chou - Curador


EURICO LUIZ
(Araçatuba-SP/ 1936 – Aracaju-SE/ 2004)

Eurico Luiz, paulista de nascimento, baiano por adoção e sergipano de coração, como ele mesmo se define, formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, residiu em Sergipe durante 33 anos. Em 1986 recebeu, da Assembléia Legislativa do Estado, o título de Cidadão Sergipano.

Além da vocação nata para a pintura, o artista dedicou-se também à decoração de clubes, praças para festividades natalinas e carnavalescas e à execução de esculturas e murais em logradouros públicos. Em Aracaju, algumas de suas obras encontram-se instaladas nas ruas, praças e avenidas, como por exemplo: os Cajus e a Arara, o boto e o brasão de Aracaju na praça do Iate, o enorme Caju na Ponte da Coroa do Meio, o mural do Forródromo Luiz Gonzaga e etc., hoje todas símbolos de nossa cidade.

Presidiu a Associação dos Artistas Plásticos Sergipanos e, em 1975, fundou e organizou a Galeria de Arte e Atelier Livre EURICO LUIZ, que muito contribuiu para o descobrimento de novos talentos e, conseqüentemente, o desenvolvimento das artes plásticas em Sergipe.

Suas cores fortes e pincelada densa percorrem o Brasil, Europa e Estados Unidos.

Sobre Eurico Luiz escreveu Luiz Adelmo:

“ A sua Musa é o estímulo que ele se encontra imutável em si mesmo quando quer fixar na tela a sua paisagem, o seu casario, a sua igreja, o eco de uma sua saudade, a lembrança patética ou dramática de uma região (o cabeça chata). Tal sensibilidade exclui qualquer ‘integração’ do artista, na acepção comum da palavra.
Ele foge à situação cômoda de denunciar tudo aquilo que não vai, sem propor uma alternativa válida, um bem no lugar do mal, Uma coisa é saber o crer do saber, aquilo que ‘não se quer’ e outra coisa é ‘saber com clareza aquilo que se quer’.
Mas EURICO LUIZ sente-se feliz de estar fora dos falsos pudores: o pudor de ser patético, o pudor que se nega a valores que fazem parte do nosso patrimônio afetivo, como o amor, a amizade, a comoção das coisas belas”.



ENCARNOU O AZUL E FEZ-SE LUZ...

Eurico Luiz dos Santos, natural de Araçatuba em São Paulo, Brasil, nasceu no dia vinte de novembro de 1936, havia completado seus 68 anos de idade. Em seus planos aguardava a exposição individual, na qual desejava celebrar sua vida em Aracaju, retratando algumas das experiências vivenciadas durante estes 33 anos na cidade. Infelizmente, não compartilharemos dessas suas memórias...Contudo, outras imagens nos foram compartilhadas e ainda populam nosso cotidiano: os cajus, as Santas, as flores...

Foi, Eurico, homem de tantos elementos, de muitos carnavais... Este artista certamente marcou sua permanência em Aracaju, iluminando com suas instalações as ruas da cidade.
Ultimamente, incomodava-o o peso de seu sofrimento diário impresso nas suas telas, reclamava que a sua arte estava ficando muito melancólica, triste. Para a Natividade, Eurico produziu algumas telas. Dizia-se insatisfeito porque achava que as obras estavam impregnadas de sentimentos, de dor e sofrimento, que não gostaria de representar a natividade com tanto sofrer...Conversamos ao telefone sobre a obra que ele propôs...e choramos após falarmos sobre os possíveis significados implícitos às imagens que se apresentam na obra...Então, pediu-me que falasse sobre as minhas impressões...
Assim o fiz e agora documento: A dor, o sofrimento, o medo, a paixão e o sentimento de esperança estão claramente inseridos nesse trabalho, especificamente executado para a exposição da Natividade MMIV Anno Domini. Aqui, Eurico se oferta visceralmente. Sua obra abstrata figura o retrato mais aproximado da vida do artista. Para mim, toda a dor vivenciada por ele, fez com que transcendesse o figurativo, comum ao seu trabalho, à abstração. Esta abstração que Eurico nos apresenta está impregnada de emoções e informações das quais jamais tomaremos pleno conhecimento. Se célula, se mãe...a priori é Eurico... a luz, a escuridão, a dor e a alegria acrescentam densidade a esta obra, que finaliza um ciclo de produção, mas não finaliza o universo de percepções que dela gerar-se-á.
Bibliográfica, sua última obra nos remete aos carnavais, aos natais, aos dias de luta contra a enfermidade que o acometia. Esta tela é um presente que Eurico laboriosamente produziu, para cantar sua própria natividade. Sim, nasceu e morreu o homem Eurico Luiz Santos, mas para as artes sergipanas a sua obra permanece, mister de sonhos, realidade, dor e esperança...

José Walter Teles Chou -Curador



FICHA TÉCNICA:

Coordenação Geral
CARLOS ROBERTO BRITTO ARAGÃO
Diretoria de Cultura e Arte
CITA DOMINGOS

Curador
JOSÉ WALTER TELES CHOU

Assessoria de Imprensa
NADJA WINE
SAULO COELHO

Fotografia
MARCEL NAUER

Monitores
ANAPAULA LORDELLO DOMINGOS
CARLOS EDUARDO QUIRINO DE MELO
CARLOS HENRIQUE DE MORAIS ALVES
CLEDJA FLAVIANNY ARAÚJO SANTOS
DANIEL DAMÁSIO DE OLIVEIRA
FELIPE GODOY
FREDERICO ALEXANDRE E. DE LIRA
MARIA LÚCIA CAMPOS C. DOS SANTOS
PAULA REGINA CORDEIRO DOS SANTOS
SILVANE SANTOS AZEVEDO
VALDENICE DE JESUS

Colaboradores
BRENO LORDELLO DOMINGOS
GIL APOLINÁRIO




 
Promoção: Semear
Local: Galeria Jenner Augusto
Acesso: Este evento é aberto ao público
Expositore(s): Adauto Machado
Alan Adi
Cláudio Vieira
Deny
Elias Santos
Eurico Luiz
Fábio Sampaio
Hortência Barreto
Ismael Pereira
Joel Dantas
Joubert Moraes
Karinne Santiago
Leonardo Alencar
Lineu
Márcia Guimarães
Marcos Vieira
Melcíades
Silvino
Willy
Zeus
Período: 15/12/2004 à 30/01/2005
 

Veja as obras expostas

ADAUTO MACHADO
Nascimento de Cristo
Óleo sobre tela
40 x 50 cm
2004
ALAN ADI
Levem Teu Filho
Sombras projetadas em tela (silhueta em papel cartão e luz direta)
100 x 230cm
2004
ANA DENISE SOUZA
Família Fragmentada?
Técnica Mista
60 x 50 cm
2004
CLÁUDIO VIEIRA
Trapezista Vendendo Pipoca Vermelha No Polo Norte
Acrílica sobre tela
60 x 150cm
2004
ELIAS SANTOS
Dezembro
Gravura sobre cimento
15 x 15xcm
2004
FÁBIO SAMPAIO
Objeto.Não.Identificado
Vídeo instalação
Dimensões variáveis
2004
HORTÊNCIA BARRETO
Materna
Acrílica e óleo sobre tela
120 x 80cm
2004
ISMAEL PEREIRA
Natividade Hoje
Acrílica sobre tela
50 x 80cm
2004
JOEL DANTAS
Natividade Profana
Óleo sobre tela
70 x 120cm
2000
JOUBERT MORAES
Natividade
Escultura em argila
18 x 12 x 18cm
2004
KARINNE SANTIAGO
Natividade
Técnica Mista
55 x 120cm
2004
LEONARDO ALENCAR
Natividade com Presságios
Acrílica sobre tela
200 x 150cm
1999
LINEU LINS
Presépio do Carrapicho
Fotografia Digital (FujiPixS2pro, Lente Nikon 35 – 105 mm, luz mista, f 95, exp. 0.5 s, ASA 100, 6.3 Mp)
110 x 76cm
2004
MÁRCIA GUIMARÃES
O Amanhecer da Paz
Aquarela sobre papel
41 x 29cm
2007
MARCOS VIEIRA
Anunciação
Goma aquecida e acrílica sobre tela
150 x 100 cm
2004
MELCÍADES DE SOUZA
Inverso
Técnica mista
43 x 63cm
2004
SILVINO AUSTRILINO DA SILVA
A Terra Está em Festa
Óleo sobre tela
100 x 100cm
2004
WILLY VALENZUELA
Sagrada Família
Escultura em gesso, ferro e tecido
50 x 40 x 100 cm
2004
ZEUS
Parto Cesariana
Escultura em pedra arenito
Dimensões variáveis
2004
EURICO LUIZ
(1936 - 2004)
EURICO LUIZ
E o Azul Brinca de Encarnado
Técnica Mista
100 x 80cm
2004
 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br