Exposição: EXPOSIÇÃO "CRENDICES E SIMPATIAS"

Informações do Evento  Evento Confirmado
O Espaço Cultural SEMEAR Petrobras e o Governo do Estado de Sergipe convidam para abertura da exposição coletiva "Crendices e Simpatias", que ocorrerá na Galeria Jenner Augusto.
 
Promoção: Semear
Local: Galeria Jenner Augusto
Acesso: Este evento é aberto ao público
Expositore(s): Adauto Machado
Alan Adi
Ana Carolina
Beto Pezão
Camilo
Elias Santos
Fábio Sampaio
Hortência Barreto
João Valdênio
Joel SNTa
Liliu
Marcos Vieira
Marli
Raquel Lima
Zeus
Período: 17/06/2008 à 16/07/2008
 

Artigos Relacionados

- DO NEOREGIONALISMO AO ASBRACIONISMO INFORMA
   Autor: Rosildo Silva (FONTE: Catálogo Ismael Pereira)

- CRENDICES E SIMPATIAS
   Autor: Carlos Roberto Britto Aragão (FONTE: Catálogo CRENDICES E SIMPATIAS)

- CRENÇAS E SIMPATIAS
   Autor: Aglaé d Ávila Fontes (FONTE: Catálogo CRENDICES E SIMPATIAS)

- PAU DE SEBO E SARANDAGEM
   Autor: Luiz Antônio Barreto (FONTE: Catálogo CRENDICES E SIMPATIAS)

 

Veja as obras expostas

ADAUTO MACHADO
Crenças e Simpatias
Acrílica sobre tela
200 x 100cm
2008

Fui testemunha de várias crendices e simpatias de moças desesperadas sonhadoras por um marido. Da faca na bananeira às fitinhas com nomes de sentos e eventuais pretendidos; dos pingos de vela no rsto na bacia; anjos e santos também estiveram presents durante os festejos juninos aos mais diversos pedidos de casamento das solteironas deconsoladas. O trbalho que aprensento nesta mostra, relata em formas e cores o testemunho de um tempo que se foi, mas continua existindo nos corações de todos que apreciam o S. João e Santo Antônio e que nunca perderam a fé e acreditam que o santos casamenteiro concretizará o pedido do marido tão sonhado. Que esta obra sirva de inspiração para aquelas que ainda buscam um pareiro nas noites juninas.
ALAN ADI
"Altares Neopentecostais para Três Santos Juninos"
Madeira e imagens
Dimensões variadas
2008

A obra não possue referência a nenhuma simpatia especificamente. Ela integra uma reflexão sobre a dualidade entre crenças a partir de uma mesma questão: o valor das imagens. Para uma, a utilização destas em cultos para sintonizar-se ao divino, para outra o descrédito total às imagens.
ALAN ADI
"O Homem-Santo"
Imagens
Dimensões variadas
2008

A obra não possue referência a nenhuma simpatia especificamente. Ela integra uma reflexão sobre a dualidade entre crenças a partir de uma mesma questão: o valor das imagens. Para uma, a utilização destas em cultos para sintonizar-se ao divino, para outra o descrédito total às imagens.
ANA CAROLINA
"Papeis Mágicos"
Técnica Mista
Dimensões variadas
2008

Na noite de São João, escreva em pequenos papéis o nome de vários(as) pretendentes. Enrole-os e jogue-os em uma bacia ou copo dágua. O papel que se desenrolar primeiro indicará o nome do(a) futuro(a) companheiro(a).
BETO PEZÃO
Retirantes
Escultura em argila pigmentada e madeira
120X40X120cm
2008

SIMPATIA INFALÍVEL CONTRA TRANSPOSIÇÃO
Primeiro pegue uma imagem de São Francisco (de preferência de Beto Pezão), banhe em bons orvalhos, um da noite da Serra da Canastra (MG) outro de Brejo Grande (SE).
Retire os pássaros do “corpo” do santo, pensando nos animais que vem desaparecendo com o mau trato do rio e de toda região.
Se nada disso der certo (o que é muito provável), calma, não adianta fazer greve de fome, e reza se bem não fizer, mal também não há de fazer.
Mas o que dá resultado mesmo é pegar os nomes dos candidatos a vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores e presidentes. Ouvir tudo que tem a dizer.Porém o mais importante é pensar antes de votar.
Afinal de contas não é apenas um rio, é a vida social, cultural e econômica todo povo nordestino.
BETO PEZÃO
"São Francisco Boiadeiro"
Escultura em cerâmica queimada e madeira
75x60x26cm
2008
CAMILO
Uma Escada para o Céu (Stairway to Heavem)
Técnica mista
Dimensões varidas
2008

Levante da cama na véspera de São João, faça 7 pedidos, incluíndo 1 para você. Tome seu café,vá à feira e compre 7 espigas de milho. Em um galinheiro multi-racial, escolha 1 penosa. Sem esquecer os pedidos, ofereça os milhos ao bichinho até as 07:07 pm, após narrar 7 mentiras. No dia seguinte, pularás fogueira e passearás com a galinha a bordo e, ao 7º mendigho visto, doará sua galinha. Importante escrever o nome do mendingo em 7 pedaços de papel e guardá-los nos bolsos de sua calça jeans e esqueça-os nas próximas 7 lavagens da peça. Mantenha este ritual por sete meses. Lembre-se que é um grande desejo e portanto merece persistência, determinação e paciência, aginal nada é maior que a fé.
ELIAS SANTOS
Objeto para guardar Simpatias abortadas
Técnica Mista (isopor, fita isolante e plástico)
Dimensões variadas
2008

Crie uma embalagem com fita isolante e plástico em dimensões variadas. Dentro dessa embalagem guarde pequenos papéis escritos com canetas multicoloridas tudo que não conseguiu realizar em matéria de criatividade visual. Untar esse material em óleo diesel. Junto a tudo isso e misture aos escritos objetos comuns, em seguida, queime a casa toda, mantenha-se distante das chamas e fique curtindo as inúmeras possibilidades sinalizadas pelo fogo. Faça isto de seis em seis anos.
FÁBIO SAMPAIO
My artistic toy, and the possibilities of tradition and local culture, in the Contemporaneity.
Traduzindo: meu patuá.
Técnica Mista (napa, luva de boxe infantil e linha de costura)
Dimensões variadas
Ano: 2008

Simpatia do turbinado patuá multiuso.

Medo de inveja, olho gordo ou mau olhado a resolução é coisa do passado. Agora, violência urbana, doméstica e descasos do poder público só com o turbinado patuá multiuso.

Como fazer:

Pegue um saco grande de napa e deposite informações pessoais; cartão do SUS ou de plano de saúde particular; número da seguradora de seu carro; todas as contas em dia, e uma lista de dez verdadeiros amigos que poderão ajudar-lhe, em caso de extrema necessidade, e o que mais achar necessário para livrar o seu da reta. Costure as laterais e fixe uma luva de boxe (nas cores azul ou preta) para que os inimigos sintam-se nocauteados.
Pode ser usado: dentro do carro, na cama, no sofá e onde mais couber, e seja necessário.
Boa Sorte...
HORTÊNCIA BARRETO
"Antônio Virou Santo"
Técnica mista (tecido esticado sob re chassis e bordado)
160 x 60cm
2007

Santo é Santo, mesmo de qualquer forma representado. Mas se você colocar a imagem de Santo Antônio, uma de cabeça para cima e outra para baixo, tomar um banho de imersão de rosas brancas e gotas de mel, durante três noites seguidas, acontecerá rapidamente o que você pediu. Ele tem vocação sagrada para... Assim que alcançar a graça, coloque a imagem na posição certa, uma ao lado da outra, acenda incensos de mirra, faça uma meditação e agradeça.
JOÃO VALDÊNIO
Milagre é ter um ponto de vista bem diferente
Técnica Mista
Dimensões variadas
2008

Pegue algo sagrado-pode ser até teus segredos bem guardados - e exponha ...sem medos -sobre brasas -deixe arder diante-de dois mil olhares curiosos- quando todos se acostumarem -aí já terá sortido o efeito desta simpatia-é prudente depois disto-e bem fácil até-tentar-se outras loucuras-quem sabe -casar-se com quem mais se gosta...
JOEL SANTOS
Uma Simpatia de Nietzsche para Dioniso.
(Simpatia pela vida, com alegria e festa.)
Painel Instação -técnica mista (ast, ost, colagem, natureza morta, natureza viva e"assemblage").
Dimensões variadas
185 x 120cm
2008

A obra é inspirada na simpatia tradicional de Santo Antônio, que é colocado de cabeça para baixo num recipiente com água, associada a filosofia Nietzschiana (F. W. Nietzsche, 1844-1900), a mitologia grega sobre Dioniso, contada por J. P. Vernant (2000) e o Sermão de Sto. Antônio, mais conhecido como Sermão aos Peixes de Pe. Antonio Vieira (1654).
LILIU
Simpatia do Alho
Escultura em madeira
31 x 18 x 60cm
2008

Casamento
Para uma pessoa conhecer se está próxima a casar, planta três dias antes de São João três cabeças de alho; quantas cabeças de alho aparecerem nascendo no dia de São João, tantos serão os anos de espera do casamento; se nenhuma aparecer, é que a pessoa não casará.
LILIU
Simpatia da Bananeira
Escultura em madeira
42 x 19x 42cm
2008

Na noite de São João, de 23 para 24, deve-se enfiar uma faca virgem (nova) na bananeira. No dia seguinte, de manhã bem cedo, retire a faca que nela aparecerá o nome do(a) futuro(a) noivo(a). Outra variante dessa simpatia diz que o nome do(a) futuro(a) marido/mulher aparecerá escrito no caule da bananeira. Alguns preferem ver o nome escrito no tronco da bananeira. Ainda há outra variante, mais rápida: enfia-se a faca na bananeira e, ao retirá-la, você ouvirá o nome do(a) futuro(a) companheiro(a).

LILIU
Simpatia do Santo Antônio
Escultura em madeira
32 x 20 x 58cm
2008

Para arrumar um(a) namorado(a)
Logo na manhã do Dia dos Namorados, véspera de Santo Antonio, compre um metro de fita azul de qualquer largura e escreva nela o nome completo da pessoa amada. À noite, conte 7 estrelas no céu, sem apontar , e faça um pedido ao santo para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antonio e deixe lá, até conseguir arranjar uma pessoa para namorar.
MARCOS VIEIRA
"Devota Cecília de Sade"
Técnica mista
Dimensões variadas
2008

Todo ano era a mesma coisa, na tv o grande apelo vendendo diversos presentes, muitos casais abraçados, noivas por toda parte e muitas flores, era dia de S. Antônio, dia dos namorados. Mas Cecília tinha pressa foram 10 anos nesse martírio, já está ficando titia e cada ano um noivo lhe fugia, e não poupava antipatia ao torturar seu santinho por não lhe antender com um milagre. Cecília não era feia, era uma assombração, amarela, olhos grandes e saltados, dentes espaçados e protuberantes, vesga, magrela e analfabeta. Talvez um Sauê não seja tão exigente e aceite casar com a moça. Mas o miligra é vindouro, S. Antônio não se livraria do seu novo pacote sádico e infalível para capturar seu novo pretendente do próximo ano:
...Que você não coma, não beba, não durema, não pare, nem descanse....
MARLY
Para fazer pensar em crendices e simpatias.
Técnica Mista (gamelas e Xilogravuras)
Dimensões variadas
2008

Simpatia para atrair bons fluidos"

Numa gamela, coloque um guarda-chuva pequeno e fechado, pétalas de treze
rosas vermelhas, treze pedaços de canela em pau e treze cravos da índia. Em seguida , deixe-a embaixo da mesa de centro da sala, durante treze dias. Quem fizer esta simpatia, não terá mais do que reclamar, por que o bom humor vai estar sempre presente.
MARLY
Armadilha e resgate às vezes andam juntas.
Técnica mista(tela talagarça, tela fina, guarda-chuva e linha)
220 x 150 cm
2008

Simpatia para conseguir boas companhias

Uma garrafa de licor fino;
Uma caixa de bombons finos;
Uma ameixa grande;
Uma pera grande;
Uma maçã grande;
Um maço de flor de laranjeira

Bater tudo no liquidificador e tomar um cálice todos os dias. Vai chover gente fina para lhe fazer ver a vida com muita graça e otimismo.

RAQUEL LIMA
São João e a Supertição da Bananeira I
Aquarela sobre papel
30 x 42cm
2008
RAQUEL LIMA
São João e a Supertição da Bananeira II
Aquarela sobre papel
42 x 30cm
2008

Na noite de São João, de 23 para 24, deve-se enfiar uma faca virgem (nova) na bananeira. No dia seguinte, de manhã bem cedo, retire a faca que nela aparecerá o nome do(a) futuro(a) noivo(a). Outra variante dessa simpatia diz que o nome do(a) futuro(a) marido/mulher aparecerá escrito no caule da bananeira. Alguns preferem ver o nome escrito no tronco da bananeira. Ainda há outra variante, mais rápida: enfia-se a faca na bananeira e, ao retirá-la, você ouvirá o nome do(a) futuro(a) companheiro(a).
ZEUS
Santo Antônio
Escultura em madeira
80 x 21 x 23 cm
2008

PARA ARRUMAR UM(A) NAMORADO(A)
Logo na manhã do Dia dos Namorados, véspera de Santo Antonio, compre um metro de fita azul de qualquer largura e escreva nela o nome completo da pessoa amada. À noite, conte 7 estrelas no céu, sem apontar , e faça um pedido ao santo para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antonio e deixe lá, até conseguir arranjar uma pessoa para namorar.
ZEUS
Santo Antônio
Escultura pedra calcária
31 x 57 x 28cm
2008
 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br