Exposição: O REALISMO MÁGICO DE ADILSON SANTOS

Informações do Evento  Evento Confirmado
Os Caminhos de Adilson


Adilson Santos nasceu na cidade de Poções, Bahia, em 1944. Participou de duas bienais e diversas exposições coletivas e individuais por todo o Brasil. Desde cedo se interessava pelas artes e aos 17 anos expôs pela primeira vez em Vitória da Conquista, Bahia. Em 1966 como reconhecimento do seu talento expôs na Galeria Quirino, uma das mais importantes do Brasil na época. No entanto, foi no Rio de Janeiro, a partir da década de 70 que Adilson se projetou nacionalmente, expondo na Bolsa de Arte e na Galeria Ipanema no Rio de Janeiro e na A Galeria em São Paulo. Nesse período, em que as artes plásticas fervilhavam, viu sua carreira se deslanchar. Uma prova disso são inúmeras aquisições por importantes colecionadores de todo o país e também de outros países entre eles: Portugal, França, Alemanha, Estados Unidos, Itália, entre outros.

O talento de Adilson é nato e sua técnica nos remete à perfeição, ao profissionalismo e à dedicação extrema nessa sua busca no mundo da arte. Seus trabalhos são um convite ao diálogo permanente, através das cenas de um cotidiano mágico, muitas vezes romântico, outras vezes lúdico, no qual a mulher e a natureza protagonizam como principal fonte inspiradora do artista.
O trabalho de Adilson me faz lembrar a Renascença, não sei por quê, é como se eu tivesse saudade de um tempo, de um universo místico, misterioso e ao mesmo tempo desconhecido, mas com a sensação familiar.

A fuga do real, a arte fantástica desafia a própria sobrevivência humana, num mundo imaginável e perfeito, completamente distante do nosso tempo.

Sua arte é expressiva, marcante. No silêncio de suas telas é possível ouvir um murmúrio suave que contamina. O fascínio da expressão dos homens encanta e desequilibra a frieza da realidade, onde o sinal de qualquer ato de sensatez se torna turvo diante da
coragem daqueles que profetizam a sabedoria de um mundo real.
Sem compromisso com os modismos da contemporaneidade, mas com a preocupação em executar seu trabalho com paixão e personalidade, o artista, guerreiro na batalha dura da realidade da vida, se afasta e se entrega, e expõe seus segredos, seus desejos e também suas incertezas, exaltando sempre a beleza, deixando na gente um gosto de paz e harmonia.

Zeca Fernandes
Curador

 
Promoção: Semear
Local: GALERIA JENNER AUGUSTO
Acesso: Este evento é aberto ao público
Período: 06/04/2010 à 28/05/2010
 

Veja as obras expostas

OST
48 x 36cm
OST
37 x 29cm
OST
48 x 36cm
OST
50 x 45cm
OST
39 x 28 cm
OST
36 x 27 cm
OST
39 x 26 cm
OST
30 x 27 cm
OST
33 x 26 cm
OST
33 x 26cm
OST
28 x 19 cm
OST
26 x 19 cm
OST
43 x 30 cm
OST
22 x 16 cm
OST
36 x 24 cm
OST
19,5 x14,5 cm
OST
43,5 x 31 cm
 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br