PPJA REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO MENSAL COM OS JOVENS

No dia 23 de fevereiro aconteceu, no auditório da Sociedade Semear, a primeira reunião mensal do com os jovens da 5ª edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), com o objetivo de fazer o acompanhamento das atividades dos jovens, que estão na segunda etapa do Programa, que é a etapa de formação técnica onde as aulas são administradas pelo Senai, nos três cursos oferecidos aos aprendizes: Assistente Técnico em Tecnologia da Informação; Eletricista Predial e Industrial com Automação; e Mecânica Industrial com Automação

 

Neste primeiro encontro a equipe pedagógica promoveu uma mesa redonda sobre “Rede Sociais e Notícias Fake”, com a participação de profissionais de diversas áreas, foram eles: Willy Elvis (Técnico de Informática), Saulo Ismerim (Advogado), Telma Santana (Assistente Social) e Thiago Ismerim (Jornalista). Os palestrantes conversaram com os jovens como eles devem utilizar as redes sócias, através das publicações, bem como perceber o que são as notícias fake (falsas), como identificá-las, qual objetivo de uma notícia dessa natureza, e o mais importante: o não compartilhamento das mesmas nas redes sociais.

 

Após as palestra a gestora da Petrobras, Luana Ferrari, conversou mais um pouco com os jovens sobre o temo abordado, além de passar orientações técnicas sobre o andamento do PPJA. Finalizando, os jovens foram divididos pelas antigas turmas, em suas respectivas salas, e fizeram atividades de avaliação do Senai. A próxima reunião mensal está prevista para a última semana de março.

 

O PPJA

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz foi criado pela Petrobras em 2006 para atender à Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, que regulamenta a contratação de aprendizes. Tem como objetivo desenvolver um programa educacional inovador para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica que articule de forma criativa a educação básica, a qualificação social e profissional, visando promover sua inclusão social e contribuir para sua melhor inserção no mundo do trabalho. Em Sergipe, o PPJA é executado através de termo de convênio assinado entre a Petrobras e Sociedade Semear e nesta 5ª edição (2016/2018) tem por objetivo proporcionar aos 75 jovens distribuídos entre os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Carmópolis, Divina Pastora, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Maruim (Povoado Pau Ferro), Laranjeiras (Povoados Bom Jesus e Pedra Branca) e Riachuelo.

O programa compreende duas etapas: formação básica e formação profissional. A formação básica é executada pela Sociedade Semear, tem duração de seis meses e tem como objetivos o desenvolvimento pessoal e social dos jovens bem como a preparação dos mesmos para ingressarem em curso de formação profissional oferecido pelo SENAI, que é a etapa de formação profissional.

Ao final do curso os jovens receberão certificados de participação no Programa e o certificado de curso técnico do SENAI, totalizando 1920 horas de curso.








Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br