6ª edição do PPJA comemora 01 ano de atividades

No último dia 30 de maio, no auditório da Sociedade Semear, aconteceu mais uma reunião de acompanhamento das atividades da 6ª edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), em Sergipe. Na oportunidade, foi comemorado um ano de execução desta 6ª edição, que atende a 47 jovens de sete municípios sergipanos, oferecendo educação básica e técnica.

 

O encontro, promovido pela coordenação pedagógica do PPJA, teve um bate papo

sobre este primeiro ano de atividades, dinâmica de grupo, foi aplicada uma avaliação onde os jovens puderam enumerar seus pontos de evolução no Programa, além de realizar uma divertida tarde junina com comidas típicas e brincadeiras.

 

Para o coordenador pedagógico do PPJA, Jorge Monteiro, já é notável o avanço dos jovens neste primeiro ano do PPJA. “Após um ano de programa percebemos o desenvolvimento destes jovens, bem verdade que ainda falta um ano para o termino desta 6ª edição, mas podemos percebe seus avanços e conquistas. O sentimento que nos cabe hoje é de dever cumprido, pois conseguimos alcançar nossos objetivos em relação a estes 47 jovens no que se refere ao crescimento pessoal e profissional. No PPJA procuramos trabalhar o desenvolvimento pessoal e social dos jovens e acima de tudo, enfatizando sempre os valores, liderança, criatividade, participação e cidadania, além de estimular o protagonismo e o empreendedorismo de cada um. Não preparamos eles para ingressar no mercado de trabalho apenas, mas também para a vida e seus desafios, esse é o grande diferencial que a equipe técnica da Semear agrega ao Programa. E não poderia deixar de agradecer à Petrobras, especialmente a Edivan Ribeiro (Gestor da Petrobras que acompanha o PPJA) pelo apoio e parceria nesta caminhada de transformação”, ressaltou Monteiro.

 

Os jovens falam da felicidade de participar desta edição do Jovem Aprendiz.

Kleyson Lucas de Japaratuba/SE disse que “o PPJA além de ajudar na minha transformação pessoal e profissional, com o recurso mensal estou podendo construir a minha casa própria”. Já João Pedro de Carmópolis/SE, comentou que “o Programa está me ajudando a realizar um sonho que é de me formar na área de elétrica e futuramente em psicologia”. Alice Maria do município de Nossa Senhora do Socorro/SE disse que “o PPJA me fez amadurecer, fiz novos amigos e vem me proporcionando uma melhor interação com as pessoas. Sou grata a toda equipe”.

 

 

O PPJA

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz - PPJA foi criado pela Petrobras em 2006 para atender à Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, que regulamenta a contratação de aprendizes. Tem como objetivo desenvolver um programa educacional inovador para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica que articule de forma criativa a educação básica, a qualificação social e profissional, visando promover sua inclusão social e contribuir para sua melhor inserção no mundo do trabalho.

 

Em Sergipe, o Programa é executado através de termo de convênio assinado entre a Petrobras e Sociedade Semear e nesta 6ª edição (2018/2020)atende a 47 jovens dos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Maruim, Japaratuba e Carmópolis.

 

Compreende duas etapas: formação básica e formação profissional. A formação básica é executada pela Sociedade Semear, tem duração de seis meses e tem como objetivos o desenvolvimento pessoal e social dos jovens bem como a preparação dos mesmos para ingressarem em curso de formação profissional oferecido pelo SENAI. A proposta pedagógica do Programa Petrobras Jovem Aprendiz foi elaborada pelo Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro (IFES-RJ), sendo possibilitada à instituição executora do PPJA de cada estado adaptá-la de acordo com a realidade local.

 

Após essa etapa, o jovem ingressa no SENAI em curso profissionalizante escolhido de acordo com a sua área de interesse. A Semear através de equipe contratada, acompanha o desenvolvimento dos jovens junto ao SENAI e a escola, realizam visitas domiciliares, reuniões mensais com os jovens e periodicamente com suas famílias.









Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br