JOVENS APRENDIZES DA PETROBRAS APRESENTAM O TCC

Nos dias 20 e 24 de abril, nas unidades do Senai em Aracaju, os jovens da 5ª edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) fizeram a apresentação dos seus respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC´s), nas áreas de Mecânica, Eletricista e Tecnologia da Informação.  Foram apresentados 12 trabalhos entre eles “Sistema automatizado de irrigação para hortas e jardins domésticos”, “Mão robótica”, “Carro de bombeiro automatizado”, “telefonia Voip”, “Fabricação da Morsa”, e outros.

 

Para os jovens, concluir o TCC é uma sensação de alivio e que mais uma etapa foi vencida. “Sensação de mais uma etapa concluída e que tudo valeu a pena”, disse a jovem Gislane Pereira. “Sensação de conquista. Passamos dois meses trabalhando no nosso projeto e hoje vemos nosso objetivo concretizado“, disse Alex Gama.  “Sinto-me orgulhosa porque meu esforço deu certo.” Comentou a jovem Joangelis dos Santos.

 

Segundo o professor do Senai, Ely Barbosa, hoje os jovens aprendizes finalizam mais uma etapa do Programa e saem do Senai qualificados.  “A sensação é gratificante. Fico feliz porque hoje eles conseguiram atingir os objetivos com sucesso. Hoje eles estão aptos para ingressar no mercado de trabalho com bastante qualificação. Mas não devem parar. A cada dia devem buscar mais e mais conhecimentos”, disse o professor.

 

O Coordenador Pedagógico do PPJA, Jorge Monteiro, presente ao evento, também falou das apresentações dos trabalhos. “Apesar do nervosismo o resultado hoje é o sucesso. Todos executaram os conhecimentos adquiridos em sala de aula perfeitamente e mostraram que são profissionais no que fazem. E estão de parabéns”, disse emocionado.

 

A representante da Petrobras Emmanuela Loiola disse estar satisfeita com o resultado dos projetos.  “Estou muito feliz com o que vi nos TCC´s. Todos estão de parabéns, jovens aprendizes e professores. Percebo que o engajamento foi total. Sigam em frente e não deixem de procurar mais conhecimentos com novos cursos para estarem sempre atualizados no mercado de trabalho”, concluiu Emmanuela.

 

Com essas apresentações a 5ª edição vai chegando ao fim, com solenidade  de entrega dos certificados de conclusão do Programa e do curso do Senai prevista para o dia 17 de maio, em solenidade que acontecerá no auditório da Sociedade Semear.

 

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz – PPJA foi criado pela Petrobras em 2006 para atender à Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, que regulamenta a contratação de aprendizes. Tem como objetivo desenvolver um programa educacional inovador para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica que articule de forma criativa a educação básica, a qualificação social e profissional, visando promover sua inclusão social e contribuir para sua melhor inserção no mundo do trabalho. Em Sergipe, é executado através de termo de convênio assinado entre a Petrobras e Sociedade Semear e nesta 5ª edição (2016/2018) vem proporcionando aos 75 jovens, entre 17 e 19 anos, qualificação pessoal e profissional através de cursos, para posteriormente se inserirem no mercado de trabalho.





Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br