Quinta edição do PPJA em Sergipe capacita 75 jovens de nove municípios

Essa edição contou com 1680 horas de trabalho, divididas em 480 horas de formação básica na Sociedade Semear, durante seis meses, e 1200 horas de formação profissional durante 18 meses no Senai

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) encerrou a sua 5ª edição em Sergipe numa solenidade realizada no dia 17 de maio, em Aracaju. Nesta 5ª edição, que teve início em maio de 2016, o programa atendeu a 75 jovens distribuídos entre os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Carmópolis, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Japaratuba, Maruim, Laranjeiras e Riachuelo.


Durante a formação básica, primeira etapa, os jovens tiveram um nivelamento do ensino fundamental com aulas de português, matemática, informática, relações interpessoais, cidadania, saúde, prevenção, cultura, meio ambiente, mercado de trabalho, entre outros, além de atividades para o desenvolvimento da liderança, solidariedade e criatividade. Na formação profissional, foram oferecidos três cursos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai): assistente técnico de tecnologia da informação, eletricista predial e industrial com automação e mecânica industrial.


Momento de emoção

A solenidade de entrega dos certificados de conclusão reuniu os aprendizes e seus familiares, além de representantes da Petrobras, da Sociedade Semear e do Senai. O jovem Guylbert Augusto Souza, de Aracaju, de 19 anos, foi um dos participantes dessa edição. “Participar do PPJA foi uma experiência muito boa. Eu evoluí muito, pude expandir minhas ideias, pensar melhor nas minhas atitudes. Refleti muito durante esses dois anos”, avaliou o jovem que pretende prestar vestibular para Educação Física. A mãe do adolescente, Adriana Regina Souza, percebeu o quanto o PPJA contribuiu para o crescimento de seu filho. “Responsável ele já era, mas ele era muito tímido e não tinha muita facilidade em lidar com as pessoas, conversar. Hoje ele é uma outra pessoa. Ele conversa, debate”.  


A jovem Ana Joice Alves, de 20 anos, moradora de Carmópolis, avaliou como uma grande experiência participar do PPJA. “Eu aprendi muita coisa, tanto na vida pessoal, quanto profissional. E aqui fiz amizades que vou levar para a vida toda”. Ela planeja profissionalizar-se na área de estética. A mãe de Ana Joice, Ana Aparecida dos Anjos, destacou a importância da contribuição financeira da filha à família após o ingresso no PPJA e o crescimento pessoal. “Esse programa tira muitos jovens da rua. Os jovens, depois que saem daqui, estão com outros pensamentos e preparados para enfrentar uma faculdade”.


A aprendiz Elen Kênia foi a escolhida para falar durante a solenidade representando os 75 participantes da 5ª edição do PPJA em Sergipe. Moradora de Nossa Senhora do Socorro, ela emocionou os presentes ao contar um pouco de sua trajetória de vida. Com 20 anos, a jovem já possui uma história de luta e superação. “É com muita alegria que digo que passei pelo PPJA. Hoje sou uma profissional em Tecnologia da Informação. E quando me perguntarem o que é o PPJA, abrirei a boca e, com muito orgulho, direi: é uma família que te acolhe e te ama demais”. Ao final, ela deixou uma mensagem aos todos com os quais conviveu. “É ruim fechar esse ciclo que foi um dos mais especiais que já vivi. Guardarei cada momento com muito carinho no coração. Obrigada a todos por esses dois lindos anos. E que nesse trem que se chama vida possamos embarcar e nos vagões a gente se esbarra e mata as saudades. Amo vocês”.


Trabalho em parceria

O Senai/SE foi representado pela interlocutora do Programa de Aprendizagem Industrial, Luciane Sampaio, que na solenidade falou em nome da gerente de Educação do Senai, Silvia Regina Delmondes. A Sociedade Semear foi representada no evento pelo seu diretor presidente Carlos Roberto Britto. “Para mim, este é um momento espetacular por reforçar a minha tese e a minha certeza de que o mundo ainda tem jeito”.


A Petrobras, que patrocina o PPJA, foi representada pela técnica de Administração e Controle Emmanuela Loyola, que falou em nome do gerente geral da Fafen-SE, Felipe Teixeira, e pelo administrador Edivan Ribeiro, que falou em nome do gerente geral da UO-Seal, Paulo Marinho. “Eu gostaria de agradecer por poder ter feito parte da vida de vocês, de uma forma ou de outra”, disse Emmanuela ao explicar um pouco do papel dos profissionais da companhia envolvidos no programa. “Levem para a vida o amor e o aprendizado que vocês tiveram no decorrer do processo”, finalizou.


Edivan iniciou com um agradecimento aos parceiros do PPJA e destacou os investimentos sociais da companhia. “A Petrobras é uma empresa preocupada com a cidadania, com a transformação social e por isso ela dá algo a mais que a lei impõe”, explicou sobre o escopo do PPJA. “Utilizem esse conhecimento para o bem, para que vocês possam crescer. Não vai ser fácil, mas o resultado é garantido para aqueles que correm atrás”, aconselhou.    


6ª edição

As inscrições para o processo seletivo para a 6ª edição do PPJA em Sergipe estão abertas até o dia 22 de maio. São 47 vagas para jovens moradores dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Carmópolis, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Maruim (Povoado Pau Ferro), Laranjeiras (povoados Bom Jesus e Pedra Branca).


As inscrições deverão ser feitas exclusivamente no site da Sociedade Semear (www.sociedadesemear.org.br). Os selecionados receberão um salário mínimo e cumprirão jornada de trabalho de 20 horas semanais. O PPJA terá duração de 24 meses. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Sociedade Semear, por meio do telefone 3022-2052.


PPJA

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz – PPJA foi criado pela Petrobras em 2006 para atender à Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, que regulamenta a contratação de aprendizes. Em Sergipe, é executado através de Termo de Convênio assinado entre a Petrobras e a Sociedade Semear. Tem como objetivo desenvolver um programa educacional inovador para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica que articule de forma criativa a educação básica, a qualificação social e profissional, visando promover sua inclusão social e contribuir para sua melhor inserção no mundo do trabalho.








Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br