JOVENS APRENDIZES PARTICIPAM DE CONFERÊNCIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

As jovens aprendizes Stephany da Conceição Silva e Raquel Nascimento Soares, da 6ª edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) participaram da Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no dia 14 de agosto , no auditório da Escola Presidente Vargas. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju.

 

A Conferência  teve como principal objetivo fomentar o debate sobre a ‘diversidade que gera a violência’, propondo a reflexão de como as políticas públicas contribuem para o processo de conscientização na sociedade. O encontro reuniu pesquisadores, profissionais da Educação e Assistência Social e crianças e adolescentes das redes de ensino Fundamental e Médio.

 

“As jovens Stephany e Raquel, escolhidas como representantes da Sociedade Semear na Conferência, participaram das atividades durante o dia que envolveu uma palestra sobre o tema principal, trabalhos em grupo e apresentação dos resultados. Ao final do evento aconteceu a escolha dos jovens que irão representar as instituições na Conferência Municipal e tivemos a grata satisfação de ter a jovem Stephany escolhida como representante das organizações da sociedade civil na Conferência Municipal que realizar-se-à no mês de outubro”, explicou Telma Santana, assistente social do PPJA, que acompanhou as jovens durante o evento.

 

As jovens aprendizes falaram da satisfação de participar da Conferência. “Foi muito bom participar do evento, pois através dele pudemos conhecer mais sobre os direitos e deveres dos adolescentes, e sobre a violência em casa e nas escolas a Conferência nos informou sobre quais caminhos seguir quando acontece a violência”, disse Stephany.

 

Para Raquel, o evento foi esclarecedor e importante para os jovens e adolescentes. “Achei a atividade de grande importância para os jovens de hoje. Conhecer os nossos direitos e deveres é necessário para que saibamos qual caminho seguir. É preciso ampliar ainda mais o debate em todas as comunidades, realizar encontros em praças nos bairros para que cada vez mais os jovens conheçam seus direitos e também os deveres de cada um”, comentou Raquel.

 

Segundo a presidente do CMDCA, Ulla Ribeiro, com a realização é possível compreender as demandas da sociedade e estabelecer novas políticas que favoreçam as crianças e adolescentes. “Esse espaço é fundamental para acatar as críticas, sugestões, para construção de novas ideias para serem trabalhadas a fim de gerar resultados positivos na luta contra a violência consequência do não entendimento da diversidade”, observa.

 



Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br