SEMEAR PARTICIPA DE OFICINAS NA ACADEMIA NACIONAL DA BIODIVERSIDADE

Brasília (16/10/2014) – A Academia Nacional da Biodiversidade (Acadebio) recebeu as oficinas da Terceira Monitoria da Avaliação Intermediária do Plano de ação Nacional (PAN) de Conservação de Cavernas do São Francisco. A Atividade em São Paulo entre os dias 06 e 11 de outubro. Participaram do evento 16 especialistas do grupo de Assessoramento Técnico do Plano (GAT) de diversas instituições, como Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal do Oeste Baiano, Sociedade Brasileira de Espeleologia, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade,Sociedade Semear, Vale S/A, Serviço Geológico do Brasil-CPRM e GeoBee Tecnologia  da Informação. Na Ocasião, foi realizado um balanço sobre a execução das ações e avaliados os indicadores e as metas a serem alcançadas.

Para conter a degradação que as cavernas veem sofrendo nos últimos anos, o Plano de Ação prevê a identificação de áreas prioritárias para a conservação e a estruturação do espeleoturismo, o que representará um importante avanço na integração da atividade econômica, sem prejuízos ao meio ambiente. O objetivo é desenvolver uma estratégia nacional de conservação e promoção do uso sustentável desses ambientes.

“O aspecto relevante da elaboração desse plano, que é direcionado para um ecossistema que possui grandes impactos e carência de informações é, principalmente, direcionar os esforços coletivos para a sistematização e ampliação do conhecimento, além de definir orientações e estratégias para a gestão das cavidades naturais subterrâneas,que são um bem da União. Fazem parte de um ambiente frágil, tem legislação específica e, portanto, precisam ser conservadas. Como resultados, citamos vários termos de reciprocidades celebrados entre o Centro e parceiros, além de cursos de capacitação”, afirmou o coordenador do Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Cavernas (Cecav), Jocy Cruz.

Utilizando como base métodos de criação dos PANs voltados para espécies e o documento de estratégias para conservação de espécies da International Union for Conservation of Nature(IUCN, 2008), foram planejadas quatro disciplinas preparatórias. As oficinas reuniram 130 representantes de 70 instituições, com sedes ou representações localizadas nas unidades da federação que abrangem a Bacia do rio São Francisco e entorno, presentes nos estados de AL, BA, CE, PE, PI, SE, MG, GO e DF.

Fonte: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)


Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br