LIBRAS E ARTE CONTEMPORANEA FORAM TEMAS DE DEBATE NA SEMEAR

Na noite do dia 18 de julho, a Sociedade Semear recebeu a professora e artista plástica surda, Fernanda Machado, para palestrar sobre “Libras na arte contemporânea”, com objetivo principal fomentar a produção artística e cultural das comunidades surdas do estado de Sergipe. O evento foi promovido pelo O Projeto “I Surdo”, executado pela Sociedade Semear, em parceria com o Instituto Oi Futuro.

A palestra ministrada pela professora abordou as dificuldades enfrentadas pela comunidade surda na vida acadêmica e social, dando exemplos de sua vivencia no curso de Educação Artística, onde ela produziu obras que retratam a experiência com a surdez através de pinturas, gravuras e esculturas que trazem à tona questões do dia-a-dia do deficiente auditivo. “O trabalho artístico se encaixa na questão surda, na língua dos sinais e na cultura surda, pois é muito visual, o que ajuda no desenvolvimento do surdo”, diz Fernanda Machado.

Além da palestra houve uma oficina nos dias 19 e 20 de julho, com o objetivo de utilizar-se da arte como expressão de linguagem.   “É importante trazer para a comunidade surda sergipana discussões a cerca da arte, principalmente sobre arte contemporânea, levando aos surdos e profissionais que trabalham na área, informação e conteúdo atualizado e novas formas de promover a comunicação e inclusão através da linguagem universal”, afirma o coordenador do I Surdo, Daniel Renno.





Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br