ESCOLA DE CONSELHOS DE SERGIPE APOIOU OFICINA SOBRE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

No dia 03 de setembro, aconteceu no auditório da Sociedade Semear, a oficina “Atuação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares no Enfrentamento ao Trabalho Infantil" promovida pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Sergipe - FEPETI, com apoio da Escola de Conselhos de Sergipe.  A abertura foi realizada pelo coordenador estadual do FEPETI e vice-coordenador do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA, Danival Falcão.

A oficina teve o objetivo de discutir temas ligados ao trabalho infantil, no contexto da exploração, prevenção e erradicação, como a identificação das fragilidades dos Conselhos de Direitos e Tutelares, além de buscar o fortalecimento dos espaços de enfrentamento ao trabalho infantil observando como a Rede se articula no olhar dos Conselhos.

A Conselheira Tulelar  representante do FACTUS – Fórum Associativo de Conselheiros Tutelares do Estado de Sergipe, Rilda Adriana Alves, salientou a importância de oficinas como esta, para a discussão da temática e do fortalecimento das Redes de Proteção. “Discutir o tema, esclarecer, conscientizar e sensibilizar os Conselheiros de que o trabalho Infantil não deve ser naturalizado é uma forma de fortalecer a Rede”.

Os trabalhos foram realizados através de cinco grupos divididos no ato da inscrição, onde consistiu na discussão de casos, que já foram trabalhados pelos representantes de entidades da Rede de Garantias no Encontro Nacional de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil, com foco na utilização de fluxograma já acordado no Estado pelo Ministério Público. Após as discussões, os grupos apresentaram estratégias de ação conjunta, para cada tipo de caso discutido e votaram as propostas no final da manhã.

A coordenadora executiva da Escola de Conselhos, Telma Santana utilizou a expressão francesa “Carpe Diem” encontrada no livro “Sociedade dos Poetas Mortos” para dizer ao público a importância da oficina. “Aproveitem o dia de hoje, não de ontem, nem o de amanhã, vocês Conselheiros tirem dúvidas, troquem opiniões. É preciso entender por que é tão difícil tirar algo que é tão desrespeitoso e que macula a infância, a exploração infantil”. Ela também aproveitou a oportunidade para falar do retorno das atividades da Escola de Conselhos de Sergipe, onde serão abertas as inscrições para os cursos de formação continuada para Conselheiros Tutelares e de Direito.

Estavam presentes cerca de 150 pessoas, entre Conselheiros Tutelares e de Direito, técnicos das áreas de saúde, assistência social e educação e representantes das secretarias de saúde, educação e assistência social.     

GALERIA DE FOTOS


Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br