|
Artigos
A importância do planejamento estratégico Acrízio José Campos Souza
``Se você não sabe para onde está indo, todo caminho o levará a lugar nenhum” Henry Kissinger
Para falar sobre planejamento, convidamos o Administrador Acrízio José Campos Souza, 38, que responde pela Gerência da Assessoria Estratégica de Planejamento do SENAI/SE.
Segundo Acrizio, um plano estratégico é a melhor maneira de evoluir de A para B, considerando que A é onde estamos e B aonde pretendemos chegar.
Veja a seguir o que ele pensa sobre Planejamento e como a Sociedade SEMEAR vem conduzindo esta área.
JORNAL INTERNO- Quais os principais fatores na elaboração de um Planejamento Estratégico?
Acrízio Campos Souza - Para que seja caracterizado como Planejamento Estratégico deve se levar em conta itens como a Missão, que é a razão de ser da organização; a Visão, que expressa um “sonho” em torno do qual deverá ser definida a direção a ser seguida; o Cenário, que é uma visão consistente daquilo que o futuro poderia vir a ser; a Identificação dos Fatores Críticos para o Sucesso, que surgem através da análise das forças mais atuantes, fraquezas, oportunidades e ameaças mais impactantes; o Objetivo que pode ser definido como um estado futuro; a Meta que é um alvo quantificado, com prazo de execução definido, que se pretende atingir e finalmente um plano de indicadores que lhe permita acompanhar os resultados.
J.I. - O que caracteriza uma meta bem definida?
Acrízio - Toda meta deve ser clara, direta e compreendida por todos na empresa. Deve ser desafiante, possuindo características audaciosas para motivar as equipes envolvidas. É importante que também seja realista e possível de ser atingida sem, no entanto, ser fácil. Deve ainda ser coerente com os objetivos propostos e ter prazo e quantitativo definidos. Desta forma, todas as pessoas envolvidas no processo terão clareza do caminho a ser seguido.
J.I. - O que faz um planejamento estratégico funcionar na prática?
Acrízio - Além dos pontos acima citados, é importante sensibilizar a alta direção e colaboradores, objetivando envolver a empresa como um todo. Ao formatar um plano de ação, resultante do desdobramento das estratégias, deve-se levar em conta as lideranças que irão conduzi-las, uma vez que elas deverão ser capazes de influenciar e estimular os que estão à sua volta. A projeção orçamentária e financeira deve ser realista e adequada à empresa e ao mercado. Em paralelo, é importante promover ações de valorização dos colaboradores por metas alcançadas e incentivar aqueles que não conseguiram. Para não perder o rumo do planejamento estratégico, faça sempre as seguintes perguntas: Em que segmentos de mercado e grupos de clientes planejo competir? Quais produtos/serviços a empresa desenvolverá? Qual a vantagem competitiva de sua empresa nesses mercados e produtos? Como manterá essa vantagem competitiva ao longo do tempo?
Na verdade, o planejamento estratégico proporciona à organização, a disseminação de informação, retenção do capital intelectual, e transformação de dados em informações, que por sua vez gera conhecimento e conseqüentemente resultados.
Vânia segue um Mini-currículo se achar necessário:
Graduado em: Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas pela UNIT
Pós Graduado em: Gestão da Qualidade – UNIT MBA- Gestão Empresarial – FANESE/FGV
Acrízio entrou no SENAI em 1999, atuando na função de agente administrativo financeiro e posteriormente como Agente de Planejamento no Centro de Educação e Tecnologia “Albano Franco” – Aracaju – SENAI/SE. Atualmente responde pela Gerência da Assessoria de Gestão Estratégica de Planejamento do SENAI/SE e Gerência Interina do Centro de Educação e Tecnologia Integrada da Construção Civil – CETICC.
Participou de diversos cursos para formação de auditores, sendo hoje, Auditor Nacional do Sistema de Avaliação Interna do SENAI – CEMEP (Centro Modelo de Educação Profissional). Participou do ciclo 2001 da FPNQ (Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, do PGQS (Prêmio Gestão Qualidade Sergipe) e do PQGF (Prêmio Qualidade do Governo Federal) na função de Examinador. É também Auditor interno do SENAI do sistema da qualidade ISO 9001/94. Membro do Comitê de revisão dos critérios do manual do Prêmio Gestão Qualidade Sergipe – PGQS para o ciclo 2002.
Ultima Atualização: 28/12/2010
|
|