|
Artigos
O QUE É O ARTE SEM BARREIRAS
O Programa Very Special Arts Internacional foi criado em 1974 por iniciativa de Jean Kennedy Smith, irmã do presidente John F. Kennedy, com o objetivo de difundir e integrar à sociedade, através da expressão artística, portadores de deficiência. Hoje ele se faz presente em 86 países nos cinco continentes.
Há treze anos, em 1990, ao se afiliar ao VSA, o Brasil foi o 53º país a se integrar ao programa num contexto nacional de extrema rejeição, incompreensão e ausência de sensibilidade para as questões da pessoa portadora de deficiência.
Posteriormente incorporado às atividades da Fundação Nacional de Arte/Funarte, do Ministério da Cultura, com o nome de Programa Arte Sem Barreiras, passou a atuar nacionalmente na formação, promoção e integração sócio-cultural, através de comitês regionais e municipais, que hoje somam 31, abrangendo capitais e cidades do interior do país, coordenados por equipes de voluntários, com idéias e propostas afins.
Foi com o apoio desses comitês, e de dezenas de entidades públicas e privadas que foram realizados, nos primeiros 10 anos, cinco Festivais Nacionais de Arte Sem Barreiras e quatro Congressos Nacionais de Arte-Educação, além de centenas de eventos regionais de artes integradas e participações em festivais internacionais, sempre enfatizando e priorizando a necessidade da inclusão pela Arte.
Através dessas atividades, busca-se sensibilizar e superar preconceitos, ampliando o entendimento e o conceito da sociedade sobre o deficiente.
FONTE: Folder da Exposição - Ultima Atualização: 28/12/2010
|
|