Petrobras e Sociedade SEMEAR Lançam projeto De Olho no Ambiente em 24 municípios

A Petrobras, em parceria com a Fafen e a Sociedade Semear, lançou na manhã de desta terça-feira, 19 de setembro, o projeto `De Olho no Ambiente`.

A solenidade de lançamento aconteceu no auditório da Unidade Sergipe/Alagoas da Pertobras em Aracaju.



O evento teve a presença de prefeitos e secretários dos 24 municípios onde o projeto será desenvolvido, líderes comunitários, representantes da Sociedade Semear, da gerência geral da Petrobras e Fafen e da Fundação José Pelúcio Ferreira, responsável pelo desenvolvimento técnico do projeto, além de mebros de diveras outras entidades, como o Movimento Competitivo Sergipe.



Com a apresentação do coral da Petrobras, que cantou músicas tipicamente nordestinas e sergipanas, foi a aberta a solenidade. Em seguida, a representante da Fundação José Pelúcio Ferreira, a geógrafa Taiane Jung, fez uma breve explanação de como o projeto será desenvolvido e de como será elaborada a Agenda 21.



Agenda 21



Segundo Taiane Jung, a Agenda 21, um elenco de diretrizes de responsabilidade sócio-ambiental idealizado por diversas entidades internacionais, é o objetivo principal da realização do projeto `De olho no Ambiente` pela Petrobras.



O projeto será desenvolvido em cerca de 400 comunidades onde a Petrobras atua em todas as ares do Brasil. Em Sergipe, 34 comunidades de 24 municípios farão parte das atividades.





Em cerca de oito meses, diversas equipes multidisciplinares coordenadas pela Sociedade Semear atuarão junto às comunidades em diversas etapas, que irão do levantamento das principais demandas por melhorias na qualidade de vida, estimulando a participação dos cidadãos junto aos processos de planejamento, gerando diagnósticos sócio-ambientais que nortearão ações de melhoria, até a elaboração das Agendas 21 para cada comunidade individualmente.





Parceria



O diretor da Sociedade Semear, Carlos Britto Aragão, o representante da gerência geral da Petrobras UN-SEAL, Moacir Santos, o gerente geral da Fafen, Rosildo Silva, e o representante dos prefeitos, Antônio Dórea (Poço Verde), foram uníssonos em seus discursos ao ressaltarem a importância das ações em parceria, entre as empresas, o poder público e as ONGs, para efetivas melhorias na vida das comunidades.



Rosildo e Moacir enfatizaram o fato de ser crucial à existência da Petrobras a preocupação com o meio ambiente e com as comunidades onde a empresa atua. "Sem responsabilidade social e ambiental, não teríamos como crescer, e talvez nem existíssemos mais", disse o gerente da Fafen.



Os 21 municípsios onde o `De Olho no Ambiente` será executado são Aracaju, Barra dos Coqueiros, Carmópolis, Divina Pastora, Estância, Itabaiana, Itaporanga D´Ajuda, Japaratuba, Japoatã, Lagarto, Laranjeiras, Nossa Senhora de Lourdes, Maruim, Monte Alegre de Sergipe, Pirambu, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Propriá, Riachuelo, Santana do São Francisco, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão e Siriri.









Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br