|
Semear sedia debate sobre cinema com equipe de ‘Orquestra dos Meninos’
Na noite de 25 de outubro, o auditório da Sociedade Semear foi palco da mesa redonda ‘O cinema como se faz’, com a participação de atores e equipe de produção do longa-metragem ‘Orquestra dos Meninos’, que está sendo rodado em Sergipe.
Na noite de 25 de outubro, o auditório da Sociedade Semear foi palco da mesa redonda ‘O cinema como se faz’, com a participação de atores e equipe de produção do longa-metragem ‘Orquestra dos Meninos’, que está sendo rodado em Sergipe.
Participaram da mesa redonda o diretor Paulo Thiago, o ator principal Murilo Rosa, a preparadora de elenco Lais Correia, o diretor de arte Daniel Flaksman e a figurinista Carla Monteiro.
O debate foi promovido pelo recém criado Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD) e teve como anfitriã a sua coordenadora, Indira Amaral. Cerca de 70 pessoas compareceram ao ‘bate-papo’, como Paulo Thiago preferiu chamar.
O diretor foi o primeiro a falar e deu uma explicação geral de como se processa a produção de um filme, reforçando não ser muito correta a tendência de se considerar uma obra cinematográfica um feito de uma só pessoa. “Um filme é um grande projeto coletivo, em que várias cabeças pensam juntas e muitas pessoas em vários lugares são mobilizadas”, explica.
Responsável pela direção de arte, Flaksman revelou que ‘Orquestra dos Meninos’, que será rodado em Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras e Santo Amaro, terá praticamente todas as suas cenas feitas em locação. “Queremos conferir ao filme uma autenticidade de cores e formas muito grande, e nessas cidades podemos achá-las em abundância”, constatou.
A experiente figurinista Carla Monteiro contou que foi feito um longo trabalho de pesquisa e observação a fim de dar a maior autenticidade possível aos figurinos, e foi muito elogiada pelo protagonista Murilo Rosa.
Lais Correia, responsável pela preparação de atores, explicou que seu trabalho começou bem antes do início das filmagens, tanto com o elenco atores de fora do estado, quanto com os meninos que representarão os integrantes da orquestra, além de atores locais. “Foram longas horas de sensibilização, ensaios e treinamento a fim de harmonizar toda a equipe a trabalhar ao máximo as emoções, que são a tônica da obra”, contou.
O ator principal, Murilo Rosa, que faz o papel de um maestro que rege uma orquestra de meninos pobres do interior do Nordeste, inspirado em personagens e fatos reais, mostrou-se muito feliz com a sua escolha para o papel, e revelou que esse é o trabalho mais importante e recompensador de sua carreira. “A emoção é tamanha que já nos ensaios houve momentos em que todos choraram”, revela o ator.
‘Orquestra dos Meninos’ deverá ser lançado no segundo semestre de 2007, segundo informou o diretor Paulo Thiago.
Por Saulo Coelho
comunicação@sociedadesemear.org.br
|
|
Compartilhe:
Veja outras notÃcias
|
|