PALACETE DAS ARTES RECEBE O SERGIPANO JENNER AUGUSTO

Exposiçção presta uma homenagem à obra modelar do grande artista sergipano

O artista plástico sergipano Jenner Augusto, será homenageado através da exposição “Da natureza em busca da cor”, que contará com 100 pinturas de diversas fases e acontecerá de 05 de agosto (noite do vernissage, às 19 horas) a 05 de outubro, na Sala de Arte Contemporânea do Palacete das Artes Rodin Bahia, em Salvador, tendo como curador Zeca Fernandes.



A exposição é uma iniciativa do Governo da Bahia, viabilizada pela Secretaria da Cultura e pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), tendo como objetivo maior revisitar o trabalho do consagrado artista que tanto encantou o Brasil e a importantes ícones da cultura nacional, entre eles: Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Érico Veríssimo, Adonias Filho, Vinicius de Moraes, e outros, que descreveram poeticamente o impacto de beleza que a pintura de Jenner Augusto espalhou entre nós.



O ARTISTA:

Compreendido pelo uso marcante de muitas cores, a pintura de Jenner invade o olhar num misto de suavidade e denúncia como se pode ver na famosa fase “Alagados”, quando o pintor extraiu poesia da miséria grassante no famoso bairro situado no subúrbio de Salvador. Ao pintar temáticas ligadas à paisagem da Cidade da Bahia, ele se destacou na chamada fase das “Lavadeiras do Abaeté”, como também, na das Procissões e dos Coroinhas. Inserindo-se no universo nordestino brasileiro, chegou a ser comparado a Cândido Portinari por conta de outra destacada fase de sua pintura: Retirantes e Flagelados do Nordeste, evidenciando assim, uma grande versatilidade temática e criativa.



Ele é tido como um expoente de inovação, um artista de olhar humanístico e humanizador, voltado a criar uma arte que retratou o nosso país em suas cores vibrantes, demarcando-se como um brasileiro realmente modernista, longe das cópias e reproduções dos cânones europeus e estadunidenses.



Nascido em 1924, na capital sergipana, passou a morar, em 1949, definitivamente em Salvador que serviu como veículo principal da sua construção artística, morrendo, nesta mesma cidade, em 06 de março de 2003.



“Jenner abriu caminho, espaço para outras gerações de artistas que vieram depois dele. Profissional seriíssimo, de dedicação plena à sua pintura, colorista afoito, Jenner buscava em sua arte a beleza”, comentou Murilo, artista plástico e diretor do Palacete das Artes. “A Bahia cumpre de novo o seu papel de catalisador das artes, brindando o público do nosso estado com as obras de Jenner Augusto”, acrescentou Murilo.



E no sentido de uma tradução mais precisa da arte de Jenner Augusto, ninguém melhor que a voz do próprio pintor, que disse: “Saio da Natureza em busca da cor. Certa cor, que está retida, ou que me surpreende como um soluço, ou uma miragem”.



Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br