|
BRamante - 40 anos - Pinturas
Exposição inédita irá apresentar 22 obras do grande artista baiano César Romero.
Será aberta ao público dia 19 de março (quinta-feira) às 19,30hs na Galeria Jenner Augusto a exposição BRamante – 40 anos – Pinturas, do artista plástico César Romero.
A mostra BRamante é itinerante, apresentada em recortes e comemora 40 anos de atividade de pintor, que decidiu mostrar a todos os estados nordestinos seu trabalho.
Autoditada, desde o começo mergulhou de cabeça nos temas populares, na magia colorida das manifestações festivas e religiosas nordestinas. César Romero debruça-se sobre o popular, para transformar o linguajar do povo em linguagem erudita.
"BRamante é uma exposição que comemora meus 40 anos de pintura. O nome, eu criei como uma síntese do meu pensamento que poderá ser lido de três maneiras: BRamante, amante do Brasil. Bramante é um tecido e através do tecido busco revelar bens culturais de raiz brasileira. Bramante do verbo bramar, ser um bramador da cultura popular e de um propósito, discutir a alma e a essência do povo brasileiro", explica César Romero.
Seu trabalho vem de uma perspectiva histórica, que veio do modernismo, e essa matriz cultural que veio do modernismo, foi desenvolvida depois, por artistas como Volpi e Rubem Valentim. É uma matriz que visa elaborar uma arte profundamente identificada com a cultura brasileira. No caso de César Romero, a matriz é o Nordeste, que procura interpretar através das festas populares, explorando os signos do candomblé e a influencia das religiões Afro e do artesanato do povo simples e trabalhador. Na pintura de César Romero há a presença do Brasil, mais especificamente do Nordeste, onde estão os valores mais autênticos da cultura brasileira.
A exposição fica em cartaz até o dia 17 de abril, na Galeria Jenner Augusto - Sociedade Semear, localizada na Rua Vila Cristina, 148, bairro São José, em Aracaju, sempre das 09 às 19 horas. |
|
Compartilhe:
Veja outras notÃcias
|
|