|
PROGRAMA ESTUDOS DA CULTURA
Módulos Música e Dança encerram a programação do curso
PROGRAMA DE ESTUDOS DA CULTURA - MÓDULO IV: MÚSICA e MÓDULO V: DANÇA
Dos dias 06 a 10 de dezembro prossegue o “Programa de Estudos da Cultura: formação em arte e cultura contemporânea”, com o módulo Música. O curso será ministrado pelo professor Doutor da UFPE Carlos Sandroni. Encerrando a programação, de 13 a 15 de dezembro a professora Mestre da UFPE Roberta Marques coordena o módulo Dança. As aulas acontecem todos os dias das 19h às 22h no auditório da Sociedade Semear.
O projeto é uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco e a Sociedade Semear, com o objetivo de atender a demanda por formação em arte e cultura contemporâneas, promovendo um curso de caráter mais introdutório e formativo, apresentando questões pertinentes ao campo da cultura nas suas mais diversas linguagens.
A inscrição é gratuita e pode ser feita através do 3214-5800 ou culturaeartes@sociedadesemear.org.br .
O professor Carlos Sandroni é doutor em Musicologia pela Universidade de Tours na França (1997) e mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1987). Também é bacharel em Sociologia e Política pela PUC /RJ (1981). Foi presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia (2002/2004) e professor visitante da Universidade do Texas (2007). Além disso, trabalhou como pesquisador associado ao Centro de Pesquisas em Etnomusicologia em Paris (2007/2008), onde fez pós-doutorado (2008/2009). Publicou os livros:Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (UFRJ/Jorge Zahar, 2001) e Mário contra Macunaíma: cultura e política em Mário de Andrade (São Paulo: Vértice,1988). Tem vários artigos sobre música brasileira publicados em periódicos acadêmicos na França, Estados Unidos, Suíça, Espanha e Colômbia .Realizou conferências em várias universidades brasileiras , assim como em Paris, Nova York, Lisboa, Viena, Barcelona e Belfast. Colabora com o Programa de Pós - graduação em Antropologia da UFPE e Música da UFPB. É professor adjunto de Música da Universidade Federal de Pernambuco desde 2000 e pesquisador do nível 2 do CNPq.
A professora Roberta Ramos Marques é Mestre em Teoria da Literatura pela UFPE, com a dissertação Manoel de Barros e Antoni Tàpies: "Desperdícios" e Oralidade numa Poética do Ordinário. Doutora em Teoria da Literatura/UFPE. Foi professora em diversas instituições de ensino superior: UFPE (1997-1998) FAINTVISA (2000) e UNIVERSO (2001-2004). Coordenadora do Projeto Acervo RecorDança. Crítica Literária e ensaísta, especialmente na área da dança, com artigos publicados em diversas revistas e periódicos. Atualmente é professora do curso de dança da Universidade Federal de Pernambuco.
|
|
Compartilhe:
Veja outras notÃcias
|
|