PROJETO PRESERVANDO NASCENTES E MUNICÍPIOS REALIZA RETIRO PEDAGÓGICO

Durante os dias 03 e 04 de fevereiro a equipe do Projeto Preservando Nascentes e Municípios realiza o Retiro Pedagógico, numa chácara no povoado Sapé, em Itaporanga DAjuda (SE), com o objetivo de integração da equipe, avaliação e monitoramento do processo realizado no Projeto e sistematização do Programa de Educação Ambiental.

A proposta de Retiro Pedagógico é a de relacionar atividades profissionais com a dimensão existencial de cada um partindo do pressuposto de que há maior entrega naquilo em que nos sentimos mais envolvidos e de que há maior compromisso onde há maior envolvimento. (A metáfora de vestir a camiseta).

Esta Metodologia foi criada e desenvolvida pelo grupo de educadores que faziam parte do Projeto Sonho Possível no Rio Grande do Sul em 1999. Nasceu da união das experiências de “Retiros espirituais” (oriundas da metodologia da Pastoral da Juventude e dos Movimentos eclesiais de base), da experiência das “Maratonas de Biodança” (dinâmica realizada na Formação de professores de Biodança) e na experiência dos “Encontros Pedagógicos” de Educadores do NUPEP e Escola Fundamental La Salle Sapucaia do Sul no Rio Grande do Sul.

Retiro - porque propõe, literalmente, que o grupo “se retire”. Esteja coletivamente participando alguns dias juntos de atividades em um local fora dos locais habituais onde trabalham (na escola, na universidade, nos órgãos públicos, na ONG, na empresa, etc.). Neste local intercalam-se atividades recreativas, dinâmicas de grupo, vivências de Biodança, atividadesde estudo e reflexão, metodologia participativa de atividades práticas num ambiente contemplativo (preferencialmente junto à natureza).

Pedagógico - porque pressupõe aprendizagem em todas as propostas de atividades, do estudo teórico às atividades recreativas e existenciais (como a preparação dos alimentos e a dinâmica do uso do espaço – organização, higiene e relacionamento entre os participantes). O trabalho em um Retiro Pedagógico se dá na perspectiva da pedagogia Biocêntrica inspirada na Proposta de Educação Biocêntrica de Rolando Toro.

Propõem-se a abordagem de retiro com grupos de formação, a fim de aproveitar a vivência entre os participantes do coletivo de forma integral e grupal, captando as ações espontâneas que ocorrem e aproveitando-as a fim de realizar uma reflexão sobre estas ações espontâneas de cada um, no coletivo, relacionando-as com as ações realizadas no âmbito profissional que pressupõe planejamento, ação e avaliação para futuras ações e que por esta razão não mais se configuram como atividades espontâneas. Na espontaneidade, não há, num primeiro momento um controle das emoções envolvidas, o que possibilita a manifestação mais espontânea de cada um.

Neste caso, o objetivo primeiro de um Retiro Pedagógico, é o de trazer à tona a manifestação espontânea de cada um a fim de captar e ressaltar os principais talentos singulares (no que se refere aos objetivos do trabalho desenvolvido naquele grupo), a fim de otimizara contribuição individual na participação coletiva  relacionada as especificidades do trabalho que é desenvolvido pelo grupo. Ou seja, relacionar as atividades espontâneas individuais no coletivo, com as atividades profissionais desenvolvidas no projeto que o fazem estar juntos.

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