ADOTE UM MANANCIAL CONCLUI DIAGNÓSTICO DA PRIMEIRA ETAPA

No dia 12 deste mês, os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Projeto Adote um Manancial estiveram em campo concluindo o diagnóstico das áreas contempladas durante a primeira etapa do projeto. Eles trabalharam na identificação das ações necessárias para garantir a sobrevivência e o desenvolvimento das mudas plantadas nas nascentes do Rio Piauitinga nos últimos dois anos.

O Adote um Manacial é realizado pela Semarh, através da Superintendencia de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Florestas (SBF), e em parceria com a Sociedade Semear e a Universidade Federal de Sergipe. A partir deste diagnóstico serão identifiacadas as áreas que precisarão de novas intervenções de plantio e manutenção das condições do solo para serem desenvolvidas na segunda etapa do projeto

Segundo o engenheiro florestal Higor dos Santos Vieira, em dois dias de campo foi avaliada a sobrevivência de mudas em 16 nascentes, situadas nas propriedades rurais particulares do município de Salgado.

Revelou que para a recomposição da vegetação foram utilizados dois métodos de regeneração: o artificial, por meio de plantio misto de mudas de espécies nativas de mata atlântica, e o natural, realizado através de condução de estrato regenerativo encontrado nas áreas.

Durante as atividades, os técnicos realizaram avaliações da sobrevivência das essências florestais plantadas, componentes do bioma Mata Atlântica,tais como pau-brasil, pau bombo, mulungu, saboneteira, ingá, falsoingá, angelim, jatobá, cajá, inbiruçu, angico, pau ferro, araticum, cajueiro-da-velha, jenipapo, aroeira, ingazinho, biriba, camboatá, maria preta, amarela e ipê-roxo.

 

Projeto

O "Adote um Manancial" contempla ações de restauração florestal, com plantio de mudas de espécies nativas em nascentes e matas ciliares; desenvolvimento de atividades de comunicação social e educação ambiental, com a finalidade de promover a preservação do meio ambiente.

"Através do Adote um Manancial estaremos dando o primeiro passo para poder então ter um planejamento de quantas mudas vão ser utilizadas em todo projeto, como também fazer uma analise atual na recuperação das nascentese matas ciliares do rio piautinga", frisou o coordenador do projeto,Waldson Costa de Andrade.

Para o secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes, o "Adote um Manancial" é um projeto importante para o meio ambiente. Revela que o Governo do Estado, através da Semarh, inestir nesta segunda etapa cerca de R$ 923 mil do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Funerh) em ações de recuperação ambiental, com intervenções nas sub-bacias utilizadas no abastecimento humano, beneficiando comunidades de diversas localidades.


Fonte: Portal SEMAH


Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br