A Sociedade Semear sediou o XVI Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares de Sergipe e o I Seminário Estadual da Escola de Conselhos de Sergipe, realizados entre os dias 16 e 18 de novembro. Com o tema “Aprender, conhecer para aplicar”, o evento é uma parceria entre o Fórum Associativo de Conselheiros Tutelares de Sergipe (FACTUS) e a Escola de Conselhos de Sergipe, com o objetivo de proporcionar aos participantes palestras, debates, apresentações culturais e atividades esportivas.
O dia da abertura contou com a presença da Conselheira Tutelar do 2º Distrito de Aracaju, Cícera Maria de Castro do Egito, que falou da importância do Conselheiro Tutelar. O segundo painel apresentou os trabalhos desenvolvidos pela Escola de Conselhos de Sergipe, projeto executado pela Sociedade Semear, através do convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Dentre os palestrantes do segundo dia de atividades, estiveram presentes o Doutorando em Direito de Família pela Universidade Nacional Lomas de Zamora, Buenos Aires, Dr. Armstrong Oliveira, e o psicólogo especializado em Direito de Família e Políticas Sociais pela UFS, Jerônimo da Silva Sérgio, que trataram da alienação parental nos aspectos jurídico e psicossocial. Pela tarde, o Dr. José Elias Pinho de Oliveira, da 6ª Promotoria de Defesa a Grupos Vulneráveis, falou sobre os aspectos jurídicos do depoimento sem dano, enquanto que a psicóloga da 11ª Vara do Tribunal de Justiça, Célia Regina Milanez Souza, tratou dos aspectos psicossociais. O encerramento do encontro reuniu atividades culturais como show de talento e competições de voleibol efutebol de areia, coordenadas pelas Conselheiras Aldinete Melo e Larissa Menezes. Confira a homenagem feita pela Conselheira Gilvânia Maria Moura, de Poço Redondo, durante a realização do XVI Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares de Sergipe e I Seminário Estadual da Escola de Conselhos de Sergipe: O que é ser Conselheira? Ser conselheiro é mais que uma profissão É mais que ganhar um salário É algo de extrema realização De poder salvar crianças e adolescentes De pessoas que não tem escrúpulos e compaixão É levar a bandeira no peito E dizer com satisfação Eu zelo pelos de crianças e adolescentes Contra qualquer tipo de violação É ser pai, mãe, titio, até avô É cuidar com muito carinho E dar o que eles procuram Que é respeito, carinho e amor É um trabalho árduo Porém de muita emoção De olhar pra um rostinho feliz E dizer que fui eu que protegi da exploração É cuidar como se fosse seu filho Abraçar a causa com muita determinação Pois é uma vida indefesa Que precisa da nossa proteção Isso é ser conselheiro Isso é ser irmão Isso é ser pessoa humana Isso é ser cidadão Quero uma salva de palma Não por essa apresentação Mas pra essa platéia linda Que me escutou com atenção Pois conselheiro é um desse Que tem consideração Termino este poema Com meu nome a declarar Pois meu nome é Gilvânia Fácil de na memória gravar Faço poema de qualquer tema Você pode apostar E quem for bom de poesia Pode me desafiar Não tremo nem fico bamba Você pode acreditar Pois esse dom que Deus me deu Ninguém da Terra pode tirar.
|