A Petrobras, através da Sociedade Semear, realizou de 12 a 19 de março, as inscrições para o processo seletivo de preenchimento de 202 vagas para o Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) no estado de Sergipe. Foram distribuídas 1230 senhas entre os municípios de Aracaju, Estância, Itaporanga, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro,Carmópolis, Rosário do Catete, Siriri, Divina Pastora, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Povoado Pau Ferro (Maruim) e Povoados Bom Jesus e Pedra Branca (Laranjeiras) e Riachuelo.
Segundo
o Diretor Presidente da Sociedade Semear, Carlos Britto, a procura
superou a expectativas. "Nesta edição para o PPJA a procura nos
surpreendeu. Só para Aracaju tivemos mais de 900 pessoas na fila. Jovens
que chegaram no sábado para tentar uma senha que só seria entregue na
segunda pela manhã", disse Carlos Britto.
O resultado da primeira etapa, com os jovens selecionados para as entrevistas (2ª etapa), será divulgado no dia 30 de março no site do PPJA (www.sociedadesemear.org.br/ppja) e no mural de informações localizado na sede da Sociedade Semear (Rua Leonardo Leite – antiga Vila Cristina, 148, bairro São José, em Aracaju). Entenda as etapas da seleção: Etapa 01: INSCRIÇÕES: Os candidatos compareceram ao local de inscrição (Sociedade Semear) na data determinada de acordo com o município que reside, portando toda a documentação exigida. Comprovando que reside no município a qual está se candidatando e respeitando todos os critérios, os jovens receberam uma senha e realizam sua inscrição através do preenchimento de um formulário de inscrição (questionário), com a orientação de um técnico, respondendo a perguntas sobre sua realidade socioeconômica, seus interesses e expectativas frente ao Programa Petrobras Jovem Aprendiz. Após a conclusão do período de inscrição, a equipe responsável pelo processo de seleção se reúne para organizar uma primeira triagem as fichas de inscrição com o intuito de observar de forma mais rigorosa se atendem os critérios exigidos para ingressar no PPJA, principalmente no tocante a vulnerabilidade / risco social e interesse em fazer parte do PPJA. Após a análise das fichas, os jovens que melhor atendem aos pré-requisitos são convocados para uma entrevista individual. A convocação para a entrevista será divulgada numa lista (com o nome do candidato e a data da entrevista), que estará disponível no dia 30 de março (sexta-feira) no Portal do PPJA (www.sociedadesemear.org.br/ppja) e no mural de informações na sede da Semear.
Etapa 02: ENTREVISTAS: Serão realizadas, de forma individual, no período de 03 a 13 de abril de 2012. Junto ao resultado dos jovens que foram selecionados para esta etapa, será fixado um cronograma contendo a data e horário que os jovens deverão comparecer a Sociedade Semear, de acordo com o município em que reside. Após análise das entrevistas, os jovens selecionados para fazer parte do Programa Petrobras Jovem Aprendiz recebem uma notificação entregue em sua residência por um educador social da Semear, contendo o dia e horário em que deverão comparecer, apresentar os documentos necessários para contratação e realizar os exames admissionais.
Etapa 03: RELAÇÃO FINAL DOS JOVENS SELECIONADOS: O resultado final dos jovens selecionados para contratação será divulgado no site do Programa e mural da Semear no dia 27 de abril.
Etapa 04: EXAMES ADMISSIONAIS: Os jovens selecionados deverão realizar o exame médico nos dias 03 e 04 de maio de 2012.
O inicio das atividades está previsto para o dia 21 de maio na Sociedade Semear. O QUE É O PPJA ?! O Programa Petrobras Jovem Aprendiz – PPJA foi criado pela Petrobras em 2006 para atender à Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, que regulamenta a contratação de aprendizes. Tem como objetivo desenvolver um programa educacional inovador para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica que articule de forma criativa a educação básica, a qualificação social e profissional, visando promover sua inclusão social e contribuir para sua melhor inserção no mundo do trabalho. O Público participante do PPJA é formado por jovens de 15 a 24 anos que estejam em condição de vulnerabilidade econômica e/ou risco social, matriculados e frequentando regularmente a escola ou que já concluiu o ensino regular.
O Programa tem duração de dois anos, compreendendo as seguintes etapas: - Formação inicial;
- Qualificação técnico-profissional;
- Vivência profissional.
Em Sergipe, o Programa Petrobras Jovem Aprendiz é executado através de termo de convênio assinado entre a Petrobras e Sociedade Semear e tem por objetivo proporcionara os jovens, entre 17 e 19 anos, qualificação pessoal e profissional através de cursos, para posteriormente se inserirem no mercado de trabalho. O programa compreende duas etapas: formação básica e formação profissional. A formação básica é executada pela Sociedade Semear, tem duração de seis meses e tem como objetivos o desenvolvimento pessoal e social dos jovens bem como a preparação dos mesmos para ingressarem em curso de formação profissional oferecido pelo SENAI. A proposta pedagógica do Programa Petrobras Jovem Aprendiz foi elaborada pelo Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro –IFES-RJ, sendo possibilitada à instituição executora do PPJA de cada estado adaptá-la de acordo com a realidade local. Na primeira etapa os jovens têm aulas de português; matemática; informática; relações interpessoais; temas relacionados ao exercício da cidadania; saúde e prevenção; cultura; meio ambiente. Após essa etapa, o jovem ingressa no SENAI em curso profissionalizante escolhido de acordo com a sua área de interesse. A Semear através de equipe contratada, acompanha o desenvolvimento dos jovens junto ao SENAI e a escola, realiza visitas domiciliares, reuniões mensais comos jovens e periodicamente com suas famílias. Outras informações através do (79) 3214-5800.
|