No último sábado, 20 de julho, aconteceu na Sociedade Semear, reunião com os familiares dos jovens do Programa Petrobras Jovem Aprendiz – PPJA, 3ª edição, com o intuito de reforçar a parceria entre o programa, estabelecer a troca de experiências e avaliar o impacto do projeto na vida do jovem na visão da família. A reunião começou com uma dinâmica onde cada familiar deveria fazer uma apresentação como também uma análise comparando a evolução do jovem durante o programa enquanto o palito de fósforo estivesse aceso. Durante os depoimentos cada responsável falou como era seu jovem e seu desenvolvimento no PPJA, na vida social, escolar e familiar.
Uma das mães se emocionou ao falar da filha, suas superações e conquistas durante o programa. “Este programa ajudou minha filha sair de uma depressão muito forte. Muitas vezes pensei que ela não iria conseguir, mas com a ajuda das psicólogas e de todos da Semear, ela vem crescendo e melhorando”.
Após as apresentações as psicólogas do PPJA, Milena Seixas e Ana Paula Domingos, conversaram com os familiares sobre a importância das reuniões para criar uma ligação entre a família e o programa.
Outros pontos foram tratados na reunião como o planejamento financeiro, os recorrentes problemas de saúde, frequência escolar e falta ao trabalho. O diretor presidente da Sociedade Semear, Carlos Britto, falou da importância do programa e sobre o investimento que a Petrobras faz no projeto. “Este programa existe em várias empresas por ser uma lei federal, que diz que todas as grandes e médias empresas devem ter Jovens Aprendizes, mas o grande diferencial da Petrobras é que ela vai além do que exige a lei, oferece, por exemplo, um salário mínimo para que os jovens estudem fazendo um curso de profissionalizante”.
A reunião terminou com um lanche e contou com a presença do representante da Petrobras, Carlos Batista, além dos monitores e da coordenação do PPJA. No próximo sábado (27/07) a reunião prossegue com os familiares dos jovens das turmas A, B e D.
|