EQUIPE DO PROGRAMA PETROBRAS JOVEM APRENDIZ PARTICIPA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

No período de 05 a 09 de maio, a equipe técnica da Sociedade Semear, responsável pela execução do Programa Petrobras Jovem Aprendiz em Sergipe-PPJA, participou de formação continuada, com o objetivo de preparação para a 4ª edição do PPJA que terá inicio em 19 de maio de 2014.

Em seu primeiro dia de formação, a equipe refletiu sobre os papeis e atribuições de cada seguimento profissional do Programa: coordenadores, monitores, educadores, assistente social, psicólogos e secretariado. Discutiu-se sobre a importância de uma integração do trabalho para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens aprendizes. Os resultados desse primeiro dia serão organizados em um manual, que será entregue a todos os envolvidos na execução da 4ª edição do PPJA.

Nos dias 06 e 07, o trabalho foi conduzido pelo professor Hamilton Werneck*. Na oportunidade, foram ministradas palestras com os seguintes temas: A Ousadia de Ser Feliz, A Ética no fazer pedagógico e Controlando a Indisciplina com Inteligência. A atividade do dia 07 contou com a presença de docentes e coordenadores do SENAI e dos orientadores da Petrobras.

O planejamento e avaliação das atividades foram os temas discutidos no dia 08. A equipe discutiu a proposta pedagógica do PPJA executada pela SEMEAR, construída a partir das diretrizes gerais do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, adaptando-a as especificidade de Sergipe e em consonância com o projeto politico pedagógico da Sociedade Semear.

A equipe de monitoramento apresentou a experiência do Portfólio como instrumento de avaliação, reforçando a sua importância no desenvolvimento da autonomia dos jovens. Essa experiência, desenvolvida desde a 2ª edição do PPJA, foi apresentada no Colóquio Internacional de Educação, organizado anualmente pela Universidade Federal de Sergipe.

As atividades foram finalizadas no dia 09 com palestra da equipe do Centro de Apoio Psicossocial– CAPS, com o tema DROGAS, ADOLESCÊNCIA E PRECONCEITO. Na oportunidade, os técnicos do CAPS AD, falaram da importância da articulação em Rede para um melhor atendimento aos dependentes químicos  que são encaminhados.

“Penso que esta formação contribuiu para integrar ainda mais a equipe, além de oferecer maiores subsídios para as práticas pedagógicas dos profissionais que atuam no PPJA”, comentou a coordenadora pedagógica Ivanilde Oliveira. A coordenadora ressaltou ainda a importância da presença dos orientadores da Petrobras e da equipe do  SENAI na formação para a continuidade do trabalho coeso desenvolvido interinstituciomente no PPJA.

 

*O Professor Hamilton Werneck é doutorando, pós-graduado em Educação. É também autor de 26 livros publicados, alguns já traduzidos para o espanhol e inglês, e com 9 DVDs educativos. Atualmente leciona na Universidade Candido Mendes.





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