Artigos

INCISÕES NO TEMPO
Ilma Fontes

A Exposição “Incisões no tempo” reúne trabalhos em xilogravuras de 23 alunos do artista plástico Elias Santos que durante os meses de maio, junho, julho e agosto deste ano estiveram presentes nas oficinas ministradas nas dependências do Espaço Cultural Semear Petrobras.
Entre os 23 participantes, 8 nunca haviam trabalhados com xilogravuras, sendo esta a primeira experiência; 15 já acompanham o mestre Elias em suas diversas oficinas – onde inclui o vitorioso projeto “Gravura de Inverno” desenvolvido na capital e no interior.
Segundo Elias, o guia que norteou esses quatros meses de trabalho foi o incentivo à imaginação de cada participante, de forma a exercitar na madeira a criatividade individual, sem tema nem imagem pré-concebidos.
Do tratamento inicial da madeira às incisões e entalhes, gravação e entintamento, todos os processos necessários ao produto final da xilogravura, todo o conhecimento e técnicas são passados nos quatro meses da oficina que resultam em matrizes e gravuras que podem ser reproduzidas em cores diversas e outros suportes, além do papel, como tecidos, paredes, couros, superfícies lisas porosas que absorvem as tintas nas formas entalhadas.

FONTE: Catálogo Incisões no Tempo - Ultima Atualização: 28/12/2010

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br