Artigos


Gileno Augusto Góis de Oliveira/Diretor Regional dos Correio

Recebermos do grande artista plástico Elias Santos o convite para criarmos um texto de apresentação do seu projeto Gravura de Inverno, edição 2007, edição 2007, revelou-se para nós não como uma tarefa ou uma missão, mas como uma honrosa satisfação.

Escrever sobre arte, seja qual for a vertente, é sempre um prazer. Primeiro porque o artista é antes de qualquer coisa um disseminador natural do belo e do bem e segundo porque é constituído de uma maneira ímpar de ver, de retratar e de explicar o mundo através de qualquer que seja a expressão.

Assim, reiteramos o nosso sentimento de honra em podermos realizar a apresentação deste fascículo que registra em suas páginas os trabalhos de xilógrafos os mais variados que têm a responsabilidade de manter viva uma arte que começou há milhares de anos, com o homem de Neandertal.

Não temos a pretensão de discorrer com a profundidade de conhecimentos necessários sobre a citada arte, uma vez que os trabalhos contidos nesta edição falam, exprimem, mostram toda a força e beleza por si só. Transmitem a todos nós que amamos a arte um misto de emoção, alegria e satisfação por podermos, com uma pequena parcela, mas fundamental, contribuir para manter viva e efervescente a cultura e a arte humanas.

Há, ainda, um outro fator que reforça o prazer em fazer a apresentação desta edição do projeto Gravura de Inverno: o fato de que a impressão em selos, onde os Correios aplicam os mais variados temas artísticos, guarda certa relação com a xilogravura por usar uma espécie de litografia.
Um abraço!

Ultima Atualização: 28/12/2010

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br