Artigos

SENTE-SE! DOIS SÉCULOS DE CADEIRAS
Professora Verônica Nunes

O mobiliário nos oferece uma idéia da evolução da maneira de viver do homem ao longo do tempo. Simples ou requintado, os móveis sugerem que foram criados para satisfazer as necessidades de uma dada sociedade e dos seus interesses. Assim, o estudo do mobiliário nos ajuda a compreender diferentes modos de vida.
Uma das categorias do mobiliário é o denominado móvel de descanso, no qual estão inseridos as cadeiras, sofás, canapés, cadeiras e bancos.
A cadeira é a protagonista do cenário e sua concepção de funcionalidade mudou ao longo dos tempos. Sua linhagem é a mais remota de todas com registros nas sociedades egípcias e gregas, sendo no império romano que a cadeira passou a ser associada à autoridade, isto é, era um símbolo hierárquico.
No século XX e no tempo presente a função da cadeira de braços é a de constituir um objeto confortável onde a pessoa possa descontrair-se.
Esta exposição vislumbra um olhar possível sobre a cadeira, a partir de exemplares do mobiliário brasileiro do século XIX e peças contemporâneas dos designers Philipe Stark, Sérgio Rodrigues, Carlos Motta entre outros.

Ultima Atualização: 28/12/2010

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br