Entrevistas

Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
17/08/2011 - Sandro Costa

Desde quando dedica-se ao Meio Ambiente?

 – Como Promotor de Justiça desde 2003, como acadêmico desde 2007

Como é desenvolvido o seu livro e a quem se destina?

 – O livro (Gestão Integrada de Resíduos Sólidos: aspectos jurídicos e ambientais) é desenvolvido em três partes. A primeira aborda os temas multidisciplinares tratados no livro e trata dos aspectos jurídicos e técnicos da gestão de resíduos sólidos no Brasil. A segunda busca traçar uma retrospectiva desta gestão na RMA desde a década de 80. A terceira visa estabelecer um diagnóstico desta gestão, sob o aspecto da sustentabilidade jurídica e ambiental, apresentando algumas sugestões de caminhos mais sustentáveis. O livro é destinado tanto para a comunidade acadêmica, quanto para técnicos, para o Poder Público e comunidade em geral.

Em Sergipe, como vêm sendo tratados os resíduos? Quem fiscaliza?

 – Sem muita preocupação com o atendimento das normas legais e técnicas e, consequentemente, com prejuízos ao meio ambiente, saúde e segurança da população. Quem tem o dever de fiscalizar é a União (IBAMA), Estado (ADEMA) e, os próprios municípios, estes que, contraditoriamente são os responsáveis por esta poluição.

Qual a solução ou alternativa para minimizar os impactos dos resíduos jogados no meio ambiente?

 – A busca de uma gestão integrada (sustentável) destes resíduos, trabalhando a diminuição destes no processo de produção e de consumo e, dentro de seu gerenciamento uma coleta e transportes que respeitem o meio ambiente, o tratamento destes resíduos (reciclagem, compostagem, etc), dispondo-se, em último caso, apenas os rejeitos (resíduos que não mais podem ser aproveitados).



 – *Sandro Costa é Mestre em Meio Ambiente (UFS), Professor Mestre da FANESE (Direito ambiental e Direito Penal), Membro da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente, Membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, e publica na seção de Blogs da Infonet.

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br