|
Artigos
CRENDICES E SIMPATIAS Carlos Roberto Britto Aragão
No mês de junho, o nordestino expressa a sua coragem, a sua alegria e a sua fé nas celebrações em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Essa festa, de grande de influência agrária, chegou ao Brasil através dos portugueses e transforma o estado de Sergipe, durante todo mês, num grande arraial, com muitos fogos, danças, músicas e comidas típicas.
Uma das principais manifestações ocorridas durante os festejos juninos está intimamente vinculada à fé: as crendices e simpatias. Embora muita gente não acredite, é comum se escutar: “se bem não fizer, mal é que não vai fazer...”. Assim as crenças e as simpatias vão se multiplicando pelo Brasil, principalmente no Nordeste. Esta exposição coletiva e este catálogo convidam a todos a fazer uma reflexão sobre as nossas crenças, nossos sonhos e valores através das linhas, formas, traços, cores e emoção de artistas plásticos sergipanos.
Este trabalho só foi possível graças à CRENÇA de entidades, como a Petrobras e o Governo do Estado de Sergipe, e de pessoas; a exemplo dos 15 artistas parceiros, Cita Domingos, Agláe D’Ávila Fontes, Luiz Antônio Barreto, Ivan Masafret, Alan Adi, Anapaula Lordello ...; pessoas extremamente SIMPÁTICAS e comprometidas com a nossa cultura sergipana.
Carlos Roberto Britto Aragão Diretor Presidente da Sociedade Semear
FONTE: Catálogo CRENDICES E SIMPATIAS - Ultima Atualização: 28/12/2010
|
|