As crianças e os adolescentes do Projeto “Uma Porta para a Inclusão” projeto desenvolvido pelo Instituto e Creche Menino Jesus e sua Orquestra de Violinos deu inicio ao Seminário Estadual 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Conquistas e Desafios, na tarde de ontem (22/03), no auditório da Sociedade Semear, sede da Escola de Conselhos de Sergipe, em Aracaju.
O Seminário foi fruto do Projeto de Pesquisa 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que teve como objetivo discutir os impactos alcançados na vida de crianças e adolescentes nos 25 anos de promulgação do ECA, com intuito de apresentar os resultados obtidos em pesquisa com os agentes da causa da infância nas 09 capitais do Nordeste.
Durante o evento numa roda de diálogos, atores e adolescentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente falaram sobre experiências, conquistas e desafios que o ECA proporcionou durante estes 25 anos de sua efetivação.
Para finalizar o Seminário, jovens do Programa Petrobras Jovem Aprendiz – PPJA/SE encenaram a peça teatral “Mulheres Que Ousam Escolher”, que trata da realização de um encontro fictício, que ressalta a participação ativa da mulher na construção da história, em todas as suas variantes (politica, religião, música, movimento feminista, revolução, literatura). Mulheres de grande destaque no cenário brasileiro e mundial. A peça é baseada no livro de Cezar Britto com mesmo nome.
A tarde também foi de lançamento do livro “25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Conquistas e Desafios”. Segundo o coordenador geral do projeto, o professor Humberto Miranda, a obra permite que a sociedade reconheça a história daquelas pessoas que ajudaram a construir e implementar o ECA.
Estavam presentes, o Diretor Presidente da Sociedade Semear, Carlinhos Britto; o Coordenador Geral do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FEPETI, Danival Falcão; Coordenador Geral do Projeto “25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Conquistas e Desafios”, Humberto Miranda; Eliana Rocha, Consultora da Secretaria Nacional de Direitos Humanos para as Escolas de Conselhos região Nordeste; a jovem Alanna Mangueira; o Gerente de Relacionamento Comunitário – Petrobras Nordeste, Jose Abadia Ribeiro; Conselheiros Tutelares; sociedade civil, membros do Sistema de Garantia de direitos; imprensa e representantes de instituições.
O Projeto e Seminário 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Conquistas e Desafios foi uma iniciativa da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional – Fadurpe, a Escola de Conselhos de Pernambuco, com patrocínio da Petrobras e Governo Federal e a parceria local da Sociedade Semear e Escola de Conselhos de Sergipe.
GALERIA DE FOTOS |
|