JOVENS APRENDIZES PARTICIPAM DE ATIVIDADE EM PRAÇA PÚBLICA

Os 75 jovens da 5ª edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), em Sergipe, participaram do projeto “Leitura na Praça”, no último dia 12 de julho, organizado pelas educadoras Adriana Vargas e Lilian Farias. A atividade teve como objetivo estimular a leitura e a reflexão crítica. A atividade contou com a parceria da Editora Companhia das Letras, que fez a doação dos livros para os jovens.

“O projeto, além de estimular o hábito pela leitura de livros, tem por finalidade contribuir com as atividades de leitura e escrita trabalhadas nos encontros de Português instrumental, do Programa Petrobras Jovem Aprendiz. Nesse contexto, apresentamos aos jovens o livro Sejamos Todos Feministas, da autora Chimamanda Ngozi Adichie, que trata de vários conceitos, a exemplo de gênero, educação, os perigos da verdade única, direitos humanos”, comenta a educadora Lilian.

O espaço público utilizado foi a Praça Camerino, na Av. Barão de Maruim, centro de Aracaju, que possui uma estrutura física voltada ao estímulo da leitura, inclusive com cabine de troca de livros. Além disso, instiga os jovens a conhecer e ocupar os espaços públicos, ampliando o repertório cultural, e colocando-os como protagonistas sociais.

“Foi uma atividade muito legal. Achei que não iria me concentrar por conta do barulho das pessoas e dos carros, mas no final consegui me concentrar”, relata a jovem aprendiz Cláudia Rodrigues.

Para o jovem aprendiz Matheus dos Santos, do município de Riachuelo, a atividade foi interessante. “Gostei da atividade e do livro proposto. Os relatos da autora sobre feminismo expressam o contexto da atualidade”.

Já Ebert Fernando, de Japaratuba, diz que “o livro faz a gente refletir sobre a luta das mulheres para conquistar os seus direitos na sociedade atual”.

Ainda como parte da atividade, os jovens produzirão um resumo crítico do livro trabalhado e produzirão um vídeo no estilo book trailer que é um trecho da obra editado com as principais e mais importantes passagens do livro, com algumas imagens e um fundo musical.

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) foi criado pela Petrobras em 2006 para atender à Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, que regulamenta a contratação de aprendizes. Tem como objetivo desenvolver um programa educacional inovador para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica que articule de forma criativa a educação básica, a qualificação social e profissional, visando promover sua inclusão social e contribuir para sua melhor inserção no mundo do trabalho. Em Sergipe, é executado através de termo de convênio assinado entre a Petrobras e Sociedade Semear e nesta 5ª edição (2016/2018) atende 75 jovens, entre 17 e 19 anos, distribuídos entre os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Carmópolis, Divina Pastora, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Maruim, Laranjeiras e Riacheulo.







Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br