Os jovens da 5ª edição do Programa Petrobras Jovem
Aprendiz (PPJA) participaram da elaboração de jornal impresso, como parte das
atividades do módulo de Português Instrumental, ministrado pelas educadoras
Adriana Britto e Lilian Farias. Cada turma foi dividia em cinco grupos e
tiveram a orientação do jornalista da Semear, Thiago Ismerim. A atividade teve
como objetivo incentivar o hábito da leitura, a escrita, troca de
conhecimentos, trabalho em grupo, entre outros.
“O uso do jornal como ferramenta pedagógica no
âmbito da educação formal ou informal, legitima o trabalho com leitura, escrita
e o processo de aprendizagem político, ou seja, leitura de mundo. O jornal é um
veículo informativo que disponibiliza ao educador trabalhar vários gêneros
literários. Além disso, pode dar ao educando a possibilidade de ter diferentes
interpretações sobre o mesmo assunto, assim, emitindo uma opinião sobre o
produto, o jornal, e afirmando sua capacidade de argumentação”, explica Lilian
Farias.
Os grupos trabalharam os temas Ideologia, Educação,
Constituinte, Participação e Democracia, produzindo notícias e reportagens
sobre os assuntos.
|
|