CURSOS INTRODUTÓRIOS DE ARTE E CULTURA

Módulos acontecem entre os meses de novembro e dezembro na Semear.

A Fundação Joaquim Nabuco, de Pernambuco, em parceria com a Sociedade Semear, estará realizando em Aracaju o “Programa de Estudos da Cultura: formação em arte e cultura contemporânea” entre os meses de novembro e dezembro, com módulos de cinema, literatura, artes plásticas, música e dança, com o objetivo de atender a demanda por formação em arte e cultura contemporâneas, promovendo um curso de caráter mais introdutório e formativo, apresentando questões pertinentes ao campo da cultura nas suas mais diversas linguagens.

Os módulos serão ministrados numa linguagem clara e acessível por profissionais de reconhecida atuação e contribuição nas áreas abrangidas pelo curso, distribuídos nas seguintes datas:

•Módulo cinema: 10 a 13 de novembro (Rodrigo Almeida – Mestre pela UFPE);

•Módulo literatura: 23 e 26 de novembro (Anco Márcio – Doutor pela UFPE);

•Módulo artes plásticas: 29 de novembro a 02 de dezembro (Cristiana Tejo – Mestre pela UFPE);

•Módulo música: 06 a 10 de dezembro (Carlos Sandroni – Doutor pela UFPE);

•Módulo dança: 13 a 16 de dezembro (Roberta Marques – Doutora pela UFPE).

Os módulos aconteceram sempre das 19 às 22 horas e aos sábados das 09 às 12 horas, com inscrição gratuita e serão apresentados no auditório da Sociedade Semear.

Mais informações e inscrição através do 3214-5800 ou culturaeartes@sociedadesemear.org.br .


Confira a baixo a programação em detalhes:

* Módulo Cinema

Primitivo, Vanguardista, Clássico e Moderno: Um breve panorama do Cinema no Século XX

PROFESSOR: Rodrigo Almeida – Rodrigo Almeida Ferreira é pesquisador, jornalista, cineclubista, curador, crítico, blogueiro, roteirista e cineasta amador. Formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (2007.2) e Mestre em Comunicação (2010.1), ambas titulações pela Universidade Federal de Pernambuco, ele se destaca nesse campo de conhecimento por ser criador e curador do Cineclube Dissenso e possuir profundo interesse em Cinema, Consumo, Cinefilia, Crítica Cultural, Cinema Marginal, Imprensa Alternativa, Jornalismo Literário, Jornalismo Gonzo, Literatura, Mídias Digitais, Pirataria e Direitos Autorais. Já publicou artigos científicos como: “Cronenberg como Ciência: o Absurdo como parábola da Realidade” e “Consumo Cinéfilo e Cultura Contemporânea: Um Panorama”. Além disso, escreveu o capítulo O Overmundo como parâmetro de uma crítica digital?No livro “Protocolos Críticos”.

Período: 10 a 13 de novembro
Local: Sociedade Semear / Rua Vila Cristina, 148, São José – Aracaju- SE


*Módulo Literatura

Influências da Literatura Moderna na Literatura contemporânea

PROFESSOR: Anco Márcio Tenório Vieira – Graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba (2002), atualmente é professor adjunto 1 (Graduação e Pós-Graduação) da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, estética, critica literária, teoria da literatura e teatro brasileiro.


Período: 23 a 26 de novembro
Local: Sociedade Semear / Rua Vila Cristina, 148, São José – Aracaju- SE



*Módulo Artes Plásticas


Tudo o que você gostaria de conversar sobre arte contemporânea e não teve a quem perguntar

PROFESSORA: Cristiana Tejo - é mestre em comunicação – Mídia e Cultura (2005), especializada em Filosofia (2000) e bacharel em Comunicação (1998), sempre pela UFPE.Além disso é membro do IKT (International Association of Curators of Contemporary Art).Foi convidada pela embaixada espanhola para o Programa ARCO e Instituições |Culturais para fomentar o intercâmbio entre instituições brasileiras e espanholas (2008).Também recebeu convite da Mondrian Foundation da Holanda para o Visitor´s Programme (2007).
Atualmente é Coordenadora-geral de Capacitação e Difusão Científico-cultural da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, desde 2009.Também é curadora do projeto Made in Mirrors, de intercâmbio entre Brasil, China, Holanda e Egito, desde 2007. Foi diretora do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães- MAMAM em 2007/2008 e curadora do Projeto Rumos Itaú Cultural Artes Visuais em 2005/2006.


Período: 29 de novembro a 02 de dezembro
Local: Sociedade Semear / Rua Vila Cristina, 148, São José – Aracaju- SE



*Módulo Música


PROFESSOR: Carlos Sandroni - É doutor em Musicologia pela Universidade de Tours na França (1997) e mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1987). Também é bacharel em Sociologia e Política pela PUC /RJ (1981). Foi presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia (2002/2004) e professor visitante da Universidade do Texas (2007). Além disso, trabalhou como pesquisador associado ao Centro de Pesquisas em Etnomusicologia em Paris (2007/2008), onde fez pós-doutorado (2008/2009). Publicou os livros:Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (UFRJ/Jorge Zahar, 2001) e Mário contra Macunaíma: cultura e política em Mário de Andrade (São Paulo: Vértice,1988). Tem vários artigos sobre música brasileira publicados em periódicos acadêmicos na França, Estados Unidos, Suíça, Espanha e Colômbia .Realizou conferências em várias universidades brasileiras , assim como em Paris, Nova York, Lisboa, Viena ,Barcelona e Belfast.Colabora com o Programa de Pós - graduação em Antropologia da UFPE e Música da UFPB. É professor adjunto de Música da Universidade Federal de Pernambuco desde 2000 e pesquisador do nível 2 do CNPq.


Período: 06 a 10 de dezembro
Local: Sociedade Semear / Rua Vila Cristina, 148, São José – Aracaju- SE



*Módulo Dança

PROFESSORA – Roberta Ramos Marques - Mestre em Teoria da Literatura pela UFPE, com a dissertação Manoel de Barros e Antoni Tàpies: "Desperdícios" e Oralidade numa Poética do Ordinário. Doutora em Teoria da Literatura/UFPE. Foi professora em diversas instituições de ensino superior: UFPE (1997-1998) FAINTVISA (2000) e UNIVERSO (2001-2004). Coordenadora do Projeto Acervo RecorDança. Crítica Literária e ensaísta, especialmente na área da dança, com artigos publicados em diversas revistas e periódicos. Atualmente é professora do curso de dança da Universidade Federal de Pernambuco.


Período: 13 a 15 de dezembro
Local: Sociedade Semear / Rua Vila Cristina, 148, São José – Aracaju- SE

Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br