PPJA REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO

No dia 16 de dezembro de 2011 aconteceu a confraternização dos jovens que fazem parte do Programa Petrobras Jovem Aprendiz. Na ocasião, estavam presentes representantes da Petrobras, do SENAI e diretores e técnicos da SEMEAR.

Para celebrar o momento a equipe técnica responsável pelo acompanhamento dos jovens no Programa organizou uma mesa redonda com o tema: “Transformação a partir do PPJA”. A proposta era para que os jovens que fazem parte do Programa refletissem sobre as transformações ocorridas em suas vidas desde que ingressaram no PPJA.

Vale ressaltar que este tema também foi trabalhado com os responsáveis pelos jovens durante as reuniões coletivas com as famílias ocorridas no mês de novembro onde, de forma lúdica, eles apresentaram o que havia mudado na vida dos jovens por ocasião de ingresso no Programa.

A mesa redonda foi composta pelos jovens aprendizes: Elivaldo dos Santos Junior, Everton Rodrigues da Silva, José Inácio Oliveira Santos, Ana Karolyne dos Santos e Jaíne Ferreira Porto; pela educadora social Katia Soares Melo; pela coordenadora do PPJA Ivanilde Oliveira, pela coordenadora pedagógica do SENAI, Carmem Simone e pelo orientador da Petrobras, Edvan Ribeiro dos Santos.

Ivanilde deu inicio aos trabalhos relembrando aos jovens o convite feito por Angela Regina, ex -jovem aprendiz e atualmente secretária na SEMEAR, durante o lançamento da segunda edição do PPJA para que os jovens se permitissem à transformação a partir do PPJA fazendo uma analogia ao processo de metamorfose que ocorre com a lagarta para que se torne borboleta.

A jovem aprendiz Ana Karolyne, primeira a falar, enfatizou a importância de “Se colocar no lugar do outro”, “de ouvir o outro”, frases repetidas constantemente pela, pela educadora Kátia. Também falou sobre estar mais responsável, ter mais iniciativa própria e ter superado vários desafios principalmentede adquirir auto confiança, que para a jovem era seu maior obstáculo.

Em seguida foi a vez da jovem Jaíne que agradeceu a oportunidade de estar no PPJA e ampliar seu círculo de amizades e de como ela se sentiu fortalecida com a experiência de estar no Programa. "Quanto mais você vai em frente mais precisa acreditar no seu potencial e na sua vontade",comentou.

O terceiro jovem a falar foi José Inácio que, muito emocionado, falou da importância de estar no PPJA para sair das ruas onde trabalhava como “flanelinha”. Inácio falou ainda sobre as reflexões que fazia após os encontros, quando brincava em excesso e era repreendido pelos educadores e que esse processo contribuiu muito para que avançasse em relação a sua postura profissional. “Hoje minha mãe tem orgulho de mim”, disse emocionado.

O jovem Everton, na sua fala, relembrou sua vida antes de ingressar no PPJA como agricultor e até de pegar “carrego” nas feiras e de como a participação do PPJA foi importante para que superasse sua timidez.

Elivaldo, outro jovem aprendiz, fez uma retrospectiva acerca de seu comportamento, que no início era de brincadeiras e que não levava muito a sério, chegou até a receber uma advertência por conta disso, mas que aos poucos e com a ajuda do educador Jorge Monteiro ele conseguiu entender que precisava crescer e amadurecer tanto pessoal quanto profissionalmente.

Além dos jovens que estavam na mesa, outros, na plateia, também relataram suas experiências de transformação, enfatizando a importância do incentivo e colaboração dos colegas para o desenvolvimento individual de cada um no PPJA.

A educadora Kátia Soares, falou sobre percepção da equipe técnica em relação ao processo de transformação dos jovens de uma forma geral.

A representante do SENAI, Carmem Simone, falou sobre o perfil diferenciado dos jovens do PPJA por conta do aprendizado que passam nos primeiros seis meses na Sociedade SEMEAR. A consciência ambiental também foi um dos valores que os jovens incorporaram e procuram desenvolver com outros jovens do SENAI.

Edivan Ribeiro, orientador pela Petrobras, falou sobre a importância da parceria entre a Sociedade SEMEAR e a PETROBRAS e que a experiência do PPJA em Sergipe tornou-se referência nacional.

O Diretor Presidente da SEMEAR, Carlos Britto, muito emocionado com os relatos agradeceu a todos os jovens, equipe técnica, ao SENAI e a Petrobras pela oportunidade de vivenciar a experiência do PPJA.

Encerrando as atividades, foi oferecido um lanche a todos os presentes.


Veja mais fotos AQUI








Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br