SEMEAR APRESENTA A EXPOSIÇÃO “ANSELMO RODRIGUES, TINTAS QUE FALAM”

De volta a Sergipe, o artista plástico Anselmo Rodrigues realizará exposição em Aracaju, na Galeria Jenner Augusto/Sociedade Semear, durante o período de 25 de março a 25 de abril de 2014, tendo como curador Mario Britto. A exposição contará com 51 obras inéditas, todas produzidas pelo artista em seu ateliê, na Praia do Abaís, em Estância.


As obras têm uma temática totalmente pensada e focada em Sergipe e suas características regionais. Todas elas foram fotografadas e catalogadas para comporem o livro “Anselmo Rodrigues, tintas que falam”, também, de autoria de Mário Britto, que será lançado na mesma data da inauguração da exposição. O projeto é uma realização da Sociedade Semear e da Editora ArteAmbiente.


O artista plástico montou uma verdadeira galeria de arte em seu ateliê da praia do Abaís, com quadros pintados em Brasília, em Aurora, cidade do Tocantins, onde residia e tocava o projeto de espeleologia e com pinturas e xilogravuras, realizadas já aqui, em solo sergipano. No Abaís, além do encantamento e da beleza natural da praia, fonte de inspiração garantida para o novo trabalho, o artista buscou tranquilidade e novos elementos para composição de suas obras. Outro dia, em uma de suas caminhadas matinais, Anselmo se deparou com tartarugas marinhas, recém-nascidas, buscando o mar. “foi uma cena muito bacana, que somente em um lugar como esse, poderíamos ver” lembra Anselmo.


Sobre seu retorno a Sergipe, Anselmo Rodrigues diz: “É com muito orgulho voltar a Sergipe e produzir está exposição aqui. Hoje com todo meu amadurecimento de 35 anos de estrada, vejo Sergipe por outro ângulo, com mais beleza, mais sabedoria, consigo ver as pessoas com uma grandeza muito maior. Pretendo transmitir para minhas obras toda essa energia, esse sol lindo, maravilhoso, o povo vibrante e a dinâmica que vive hoje o Estado de Sergipe. As pessoas podem achar que o artista fica sonhando. Eu sonho com outras coisas, a arte eu faço, e estou muito feliz por estar de volta a minha terra, e este momento de felicidade eu vou colocar em cada tela, em cada pincelada, em cada cor”.

A exposição conta com o patrocínio do Governo Federal e Petrobras, e apoio cultural de Fast Frame, Wine House Adega, Decater, Tina Delicias, Francenadja Centro de Beleza, Álvaro Rocha Fotografia, Tropical Gardem, Festalito, Josy Mendonça, Prosigns Comunicação Visual, Prisma Soluções Gráficas, Toplight e Mauad Consultoria & Eventos.

Sobre Anselmo Rodrigues


Nasceu em Aracaju, no dia 27 de setembro de 1958 e já durante a infância, gostava de rabiscar seus desenhos pelas calçadas. Em 1975 começa seus estudos artísticos, pesquisando técnicas de pintura e história da arte, tendo como principal mestre, o renomado artista sergipano, Florival Santos.


Em 1979 vai para Brasília, dando impulso à sua carreira e construindo um currículo invejável. Anselmo Rodrigues realizou exposições por todo o Brasil e também no exterior, onde participou da Exposição Coletiva na Cacco Zanchi Kunstgalerij - AALST, na Bélgica; de Exposição na Aba Gallery, na Broadway em Nova York e no Centro de Estudos Brasileiros em Assunção, Paraguai, com a curadoria de Lívio Abramo. Foi importante partícipe do Movimento das Artes em Sergipe e do Grupo coloristas de Brasília. Seus trabalhos renderam vários prêmios, entre eles: Menção Honrosa pelo Rotary Clube Aracaju; Medalha de bronze no I Salão Atalaia de Pintura – Aracaju/ SE; 1º lugar no Salão Nacional Serpro/Artes Plásticas – DF; 2º lugar no concurso 90 horas de Pintura Contemporânea do Rio de Janeiro e 1º lugar no concurso 90 horas de Pintura Contemporânea Brasília – DF, lhe rendendo uma viagem à Europa.


Anselmo é um artista engajado na defesa do meio ambiente. No sudeste do estado Tocantins, lutou arduamente pela conservação das cavernas naturais existentes naquela região. Fundador de um grupo de espeleologia, com o interesse maior na conservação daqueles ambientes, torna-se um especialista em espeleocromologia – estudo das cores da caverna, experiência que lhe permitiu aprimorar a técnica das cores em suas obras.


No período de pré-exposição, Anselmo Rodrigues se concentrou exclusivamente na Praia do Abaís, em Estância/SE e convida a todos os profissionais da imprensa, críticos e apreciadores de arte, que queiram se deliciar com seu trabalho, em um ambiente de pura beleza natural, para lhe visitar.




Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br