No
período de 05 a 09 de maio, a equipe técnica da Sociedade Semear, responsável
pela execução do Programa Petrobras Jovem Aprendiz em Sergipe-PPJA, participou
de formação continuada, com o objetivo de preparação para a 4ª edição do PPJA
que terá inicio em 19 de maio de 2014.
Em
seu primeiro dia de formação, a equipe refletiu sobre os papeis e atribuições
de cada seguimento profissional do Programa: coordenadores, monitores, educadores,
assistente social, psicólogos e secretariado. Discutiu-se sobre a importância
de uma integração do trabalho para o desenvolvimento pessoal e social dos
jovens aprendizes. Os resultados desse primeiro dia serão organizados em um
manual, que será entregue a todos os envolvidos na execução da 4ª edição do
PPJA.
Nos
dias 06 e 07, o trabalho foi conduzido pelo professor Hamilton Werneck*. Na
oportunidade, foram ministradas palestras com os seguintes temas: A Ousadia de Ser
Feliz, A Ética no fazer pedagógico e Controlando a Indisciplina com Inteligência.
A atividade do dia 07 contou com a presença de docentes e coordenadores do
SENAI e dos orientadores da Petrobras.
O
planejamento e avaliação das atividades foram os temas discutidos no dia 08. A
equipe discutiu a proposta pedagógica do PPJA executada pela SEMEAR, construída
a partir das diretrizes gerais do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, adaptando-a
as especificidade de Sergipe e em consonância com o projeto politico pedagógico
da Sociedade Semear.
A
equipe de monitoramento apresentou a experiência do Portfólio como instrumento
de avaliação, reforçando a sua importância no desenvolvimento da autonomia dos
jovens. Essa experiência, desenvolvida desde a 2ª edição do PPJA, foi apresentada
no Colóquio Internacional de Educação, organizado anualmente pela Universidade
Federal de Sergipe.
As
atividades foram finalizadas no dia 09 com palestra da equipe do Centro de
Apoio Psicossocial– CAPS, com o tema DROGAS, ADOLESCÊNCIA E PRECONCEITO. Na
oportunidade, os técnicos do CAPS AD, falaram da importância da articulação em
Rede para um melhor atendimento aos dependentes químicos que são encaminhados.
“Penso
que esta formação contribuiu para integrar ainda mais a equipe, além de
oferecer maiores subsídios para as práticas pedagógicas dos profissionais que
atuam no PPJA”, comentou a coordenadora pedagógica Ivanilde Oliveira. A
coordenadora ressaltou ainda a importância da presença dos orientadores da
Petrobras e da equipe do SENAI na
formação para a continuidade do trabalho coeso desenvolvido
interinstituciomente no PPJA.
*O
Professor Hamilton Werneck é doutorando, pós-graduado em Educação. É também
autor de 26 livros publicados, alguns já traduzidos para o espanhol e inglês, e
com 9 DVDs educativos. Atualmente leciona na Universidade Candido Mendes.
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