Artigos

CENTENÁRIO FLORIVAL SANTOS (1907 - 2007)
Carlos Roberto Britto Aragão

A publicação do Catálogo CENTRENÁRIO FLORIVAL SANTOS surgiu a partir do momento que o artista plástico Elias Santos e a arte-educadora Silvane Azevedo socializaram com a Diretoria de Cultura e Arte da Sociedade Semear o Projeto Centenário Florival Santos, que teve como objetivo principal homenagear esse grande mestre dos pinceis e das tintas. Com o compromisso de fortalecer as artes sergipanas, a equipe da Sociedade Semear aceitou o desafio de ser uma das instituições parceiras dessa brilhante iniciativa.

O Catálogo CENTENÁRIO FLORIVAL SANTOS traz para o público amante das artes, um texto sobre a vida e a obra Mestre Florival Santos, inscrito com muito carinhos e zelo pela arte-educadora Silvane Azevedo e o registro fotográfico das obras que estarão em exposição na Galeria Jenner Augusto, em Aracaju e na Galeria Velho Chico, em Propriá.

O privilégio de apresentar algumas obras inéditas de Florival Santos no nosso catálogo só foi possível graças à generosidade de Marlene e Gilson, filha e genro de Florival, que abriram as portas do “velho” atelier e colocaram a disposição da equipe da Sociedade Semear o acervo do Grande Mestre. Talvez esteja aí a grande contribuição do Projeto, a recuperação de parte desse rico e importante acervo.

Portanto, é com imenso prazer, que a Sociedade Semear, no seu sexto ano de fundação, tem a satisfação de ter como convidado especial o nosso Florival Santos, que deixou para todos nós, além de um rico acervo, o exemplo da determinação, da busca da perfeição, do cuidado com a qualidade, e, principalmente, do amor e o compromisso que ele sempre teve com arte.

FONTE: Catálogo CENTENÁRIO FLORIVAL SANTOS - Ultima Atualização: 28/12/2010

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br