Artigos

DO NEOREGIONALISMO AO ABSTRACIONISMO INFORMAL
Rosildo Silva

Realizar uma significativa exposição do artista plástico Ismael Pereira e editar um catálogo para esta exposição alongando o olhar para a vida e obra deste singular artista, é, para nós, uma feliz oportunidade de evidenciar um ser humano extraordinário.
Extraordinário, sim, não só como artista de real grandeza na multiplicidade dos seus talentos – pintor, desenhista, ilustrador, ceramista, chargista, crítico social, cronista, escritor e orador – mas como cidadão, sujeito da história, que dedicou 22 anos da sua existência à vida pública – como vereador de Arapiraca e deputado pelo Estado de Alagoas. Fato que perpassa a própria história da Petrobras em Alagoas, pois foi graças à pertinaz luta de Ismael Pereira na Assembléia Legislativa que o povo alagoano hoje conta com uma Unidade de Processamento de Gás Natural – UPGN – alavancando a economia do Estado, gerando empregos e aumentando o espectro de renda da população.
A similitude no campo de atuação Sergipe e Alagoas da nossa unidade de trabalho se encontra na vida desse sergipano que atravessou o rio São Francisco para escrever três décadas laboriosas como político, empresário e como artista, na terra dos Marechais. Fluindo sua arte tal qual vasos comunicantes, o nome de Ismael Pereira se avoluma nos dois estados vizinhos por intermédio dessa capilaridade que fortalece a propulsão do artista para os grandes centros do país, como também para outros países.
Cidadão capelense, cidadão arapiraquense, Ismael Pereira é um cidadão do mundo, com suas obras espalhadas pela Europa, Ásia, Américas e sabe-se lá para quantos continentes as suas inconfundíveis obras de arte são levadas.
Sabemos da nossa honra em associar este artista ao nome da Petrobras, através desses dois braços fortes que são a Fafen/SE e a Sociedade Semear, um fertilizando o sonho que o outro semeia, fazendo florescer a cultura nordestina pelos vastos campos da vida e da arte contemporânea.



Rosildo Silva
Gerente geral da Fafen-SE

FONTE: Catálogo Ismael Pereira - Ultima Atualização: 28/12/2010

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br