Artigos

ARACAJU: PAISAGENS E PERSONAGENS
MARCELO DEDA CHAGAS

O universo das artes plásticas com suas mais variadas técnicas, simbolizam uma das mais belas formas de interpretar a realidade. Através de linhas, traços, cores, formas e sentimentos os artistas imortalizam idéias e cenários em obras que se configuram verdadeiros retratos de contextos sócio-históricos.

As obras de arte são verdadeiros patrimônios da memória coletiva dos mais diversos agrupamentos humanos, representações de cotidianos, idéias e símbolos urbanos; possuem uma força arrebatadora e uma capacidade inexorável para revelar traços de um lugar.

Neste ano em que a cidade de Aracaju completa cento e cinqüenta anos, a iniciativa de organizar a exposição “Aracaju.Paisagens.Personagens.Percepções” tem grande significado para essa efeméride. Porque traz em seu cerne a perspectiva de passear pelas visões sobre a cidade expressadas pela fotografia, pela escultura, instalações e pinturas que representam mesmo um registro da “evolução” do olhar humano sobre nossa capital.

A festa da nossa “menina” não poderia ficar sem tão expressivo presente: a cidade vista por seus artistas no seu percurso sesquicentenário. Suas ruas, monumentos, risos, episódios e expressões sob a ótica dos filhos seus. Esta coletânea irá suscitar um verdadeiro passeio pelas impressões acerca do seu passado glorioso revelado a partir das percepções individuais dos nossos artistas.

Esse é um ano no qual somos todos convidados a refletir sobre a nossa história, sentir a auto-estima e o orgulho por estar ou viver em Aracaju. Ano para saudar e brindar o aniversário da cidade. Assim, poder contemplar a nossa capital através dos olhares, lentes, mãos e pincéis dos nossos homens e mulheres das artes plásticas é mais uma forma de celebrar o nosso sesquicentenário.

Somos todos nós agentes dessa história. Com esta exposição confirmaremos uma idéia que persegue às mentes aracajuanas nesses dias sesquicentenários: essa cidade é mais que um motivo de orgulho, ela nos faz sentir uma fé inquebrantável em nosso futuro.


Prefeito de Aracaju


FONTE: CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO ARACAJU:PAISAGENS E PERSONAGENS - Ultima Atualização: 28/12/2010

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br