Artigos

Águas de Março
José Walter Teles Chou

Submersos em discussões sobre a importância da água para o futuro da humanidade, a Sociedade Semear, dentro das atividades culturais que tem desenvolvido no Espaço Cultural Semear/Petrobras e, na Galeria Jenner Augusto, convidou artistas sergipanos a corroborar nesta discussão.

A águas de março é uma exposição coletiva que reúne trabalhos elaborados em diferentes técnicas e formatos, contextualizados pela importância da água para a sobrevivência e o desenvolvimento humano.

As obras aprestadas neste catálogo são expressões legítimas do conflito entre ações humanas e o meio ambiente natural. São referenciais universais que se traduzem na expressão afinada do artista, que supõe comunicar sua idéia através do objeto, da pintura, da fotografia ou da escultura.

Águas de março não somente comemora e rememora este elemento precioso à nossa sobrevivência, como também nos convida a mergulhar no universo criativo das formas fluidas, sinuosas e abundantes. E também dos contrastes: a aridez, a pobreza, os impactos ambientais.

Tão fluidas e efêmeras (evaporação) como a água, algumas obras desta exposição não perdurarão até o final da mostra, já que foram concebidas, enquanto instalações, à sua destruição. Entretanto, fica registrado aqui, neste catálogo, o talento e a criatividade daqueles que, desejosos em comunicar suas idéias, optaram por instalações perecíveis.

Convido-os a observar as obras contidas neste catálogo, despidos de qualquer preconceito, do mesmo modo que hoje somos convidados a analisar o problema da conservação da água de um modo sem precedentes – quiçá novo paradigma. Certamente nestas obras, registra-se a crítica dos artistas sobre as propostas que hoje pululam as discussões.



José Walter Telles Chou
Curador da Exposição
Arquiteto e Urbanista
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente

FONTE: Catálogo Àguas de Março - Ultima Atualização: 28/12/2010

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br