6ª EDIÇÃO DO JOVEM APRENDIZ DA PETROBRAS, EM SERGIPE, É INICIADA

Na última segunda-feira (25/06) teve inicio as atividades da 6ª edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), em Sergipe, com a participação de 47 jovens aprovados por processo seletivo. Os jovens selecionados são dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Carmópolis, Laranjeiras e Maruim. O Programa é executado através do Termo de Convênio assinado entre a Petrobras e Sociedade Semear, com duração de dois anos (2018/2020).

 

No primeiro dia, os jovens foram recepcionados pela equipe pedagógica da Semear, que deu as boas vindas e passou as primeiras informações sobre a execução do PPJA. O Diretor Presidente da Semear, Carlinhos Britto, falou da satisfação de iniciar mais um edição do Jovem Aprendiz. “Estamos felizes como esse começo de mais uma etapa do Programa Petrobras Jovem Aprendiz e esperamos contar com todos durante esses dois anos. Cada jovem deve buscar dedicação no Programa para ser melhor a cada dia. A nossa equipe dará todas as ferramentas para o crescimento de cada um. Cabe vocês aproveitarem o máximo”, explicou Carlinhos.

 

Para os jovens o momento será de aprendizado para o mercado de trabalho. “Fiz minha inscrição no PPJA com o objetivo de adquirir mais conhecimento e experiência para o mercado de trabalho”, disse a jovem aprendiz Joely Bispo, do município de Japaratuba. “Com o PPJA espero aprender muitas coisas sobre o mundo do trabalho e ter um curso técnico, além de poder ajudar a transformar a vida da minha família”, explica Alan Victor, jovem aprendiz de Aracaju.

 

 

O PPJA

 

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz – PPJA foi criado pela Petrobras em 2006 para atender à Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, que regulamenta a contratação de aprendizes. Tem como objetivo desenvolver um programa educacional inovador para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica que articule de forma criativa a educação básica, a qualificação social e profissional, visando promover sua inclusão social e contribuir para sua melhor inserção no mundo do trabalho.

 

O PPJA é dividido em duas etapas: formação básica e formação técnico-profissional. A formação básica é executada pela Sociedade Semear, tem duração de seis meses e tem como objetivos o desenvolvimento pessoal e social dos jovens bem como a preparação dos mesmos para ingressarem em curso de formação profissional oferecido pelo SENAI. Os jovens têm aulas de português, matemática, informática, relações interpessoais, temas relacionados ao exercício da cidadania, saúde e prevenção, cultura, meio ambiente.

 

Na segunda etapa, que compreende a formação profissional, o jovem ingressa no SENAI em curso profissionalizante e após 18 meses concluem com o curso técnico, recebendo certificado de qualificação profissional.

 

Durante os dois anos do Programa, a Sociedade Semear, através de equipe pedagógica faz todo o acompanhamento dos jovens no PPJA, além de visitas às escolas, reuniões com pais e encontros de avaliação.

 




Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br