PROJETO ETNOGRAFIA DA VIAGEM MOSTRA O NORDESTINO ALÉM DE SUA REGIÃO

Inspirado em Mário de Andrade, trabalho traça perfil de trabalhadores do Nordeste em suas andanças por outros estados brasileiros.

Palestras e o lançamento de uma publicação compõem o projeto Etnografia da Viagem – o nordestino além do Nordeste, contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª edição. Ministradas por críticos e curadores, as palestras serão realizadas nos dias 17, 23 e 29 de abril, no auditório da Sociedade Semear, às 19 horas, e integram a segunda etapa do projeto, que percorreu três estados brasileiros. A entrada para as palestras é gratuita.

Etnografia da Viagem – o nordestino além do Nordeste pretende simbolizar a condição social de perfis de trabalhadores nordestinos fora de sua região de origem através de uma investigação sobre seus corpos, seus ofícios e os produtos de seus trabalhos. O título do projeto é uma clara referência ao trabalho pioneiro realizado pelo escritor modernista Mário de Andrade(1893-1945), entre os anos de 1928 e 1929, chamado “viagem etnográfica”, no qual estudou in loco aspectos da cultura no nordeste do Brasil.

Para desenvolver o trabalho, o artista Alan Adi e o sociólogo Ivan Masafret partiram de Sergipe e viajaram para as cidades de São Paulo (SP), Belém (PA) e Brasília (DF), três importantes espaços demarcados historicamente com grandes fluxos da migração nordestina.

Procurando pessoas, histórias, lugares e toda sorte de eventos imprevisíveis que tenham alguma forma de relação com este migrante nordestino, reuniram matéria prima para a construção de instalações artísticas,exibidas publicamente em cada uma das cidades visitadas.

Na segunda etapa do projeto, serão ministradas as palestras sob o tema geral “arte e viagem”, em Aracaju (SE), cidade de origem do percurso, por três nomes da curadoria e crítica de arte no Brasil, cada um de uma cidade visitada (SP, PA, DF).

O projeto Etnografia da Viagem conta ainda com uma terceira etapa. No mês de junho, será realizada uma palestra sobre a produção contemporânea nordestina, com o curador Marcelo Campos (RJ),além do lançamento de uma publicação que traz fotos, textos e elementos recolhidos durante o percurso do projeto.


Etnografia da Viagem – o nordestino além do Nordeste

Palestras:
17 de abril (sexta-feira) – Agnaldo Farias (SP) – É um dos maiores nomes da arte no país, tendo diversas mostras sob sua curadoria, a exemplo da 29ª Bienal de São Paulo e Pavilhão brasileiro da 54ª Bienal de Veneza.

23 de abril (quinta-feira) – Vânia Leal (PA) –Envolvida em importantes programas culturais, é uma das responsáveis pela continuidade do Arte Pará, um dos mais duradouros e importantes salões de arte do país.

29 de abril (quarta-feira) – Matias Monteiro (DF) –Mestre em Poéticas contemporâneas, traz no extenso currículo colaborações no circuito das artes, como o programa Rumos Itaú Cultural.

Horário: 19h
Local:
Auditório da Sociedade Semear
Rua  Leonardo Leite nº 148, Bairro São José – Aracaju (SE)

Saiba mais:

https://www.facebook.com/pages/Etnografia-da-Viagem/1054879294541735

 



Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br