GALERIA JENNER AUGUSTO APRESENTA OBRAS DE ELIAS SANTOS

Até 05 de setembro, a sala 01 da Galeria Jenner Augusto, na Sociedade Semear, apresenta a exposição “O tempo das coisas”, do artista plástico Elias Santos, apresentando 12 obras de sua coletânea da década de 80, 90 e 2000. A exposição tem curadoria de Silvane Azevedo e patrocínio da Petrobras. Elias foi o único representante de Sergipe na Mostra Nordeste de Artes Visuais realizada pela Funarte, em 2013.

“Elias faz surgir ideias e reinventa-se sempre: ativo, dinâmico, versátil. Temos nesta mostra uma grande oportunidade de revisitar obras de diversas séries ao longo de sua carreira”, comenta Silvane.

“O tempo das coisas” pode ser visitada de segunda à sexta, das 09 às 18 horas. Entrada gratuita.

 

Sobre o artista

Elias Santos é um artista visual múltiplo. Desenhista, escultor, xilogravador. Atua também como instrutor, fomentador e produtor cultural no cenário das artes visuais em Sergipe. Cursa pós-graduação em Arte Educação. Graduado em História. Estudou como bolsista na Escola de Belas Artes da UFBA, onde participou de cursos de história da arte, xilogravura, litogravura, desenho da figura humana no Museu de Arte Moderna da Bahia e participou em 1990, de residência artística no Estado de Rhode Insland, nos Estados Unidos. Foi premiado em Salões de Arte pelo país e fez diversas exposições individuais e coletivas. Foi premiado em diversos editais de cultura, entre Funarte, Ministério da Cultura, Banco do Nordeste, realizando oficinas, exposições, intervenções e ações educativas com o intuito de fomentar e multiplicar seu conhecimento, contribuindo para a valorização desta técnica. Em 2005 criou o projeto Gravura de Inverno com o objetivo de desenvolver ações para a difusão da arte da xilogravura pelo Estado de Sergipe, com o qual já percorreu mais de 30 municípios. E neste mesmo ano criou o projeto Tribus Visuais uma ação em prol da arte contemporânea em Sergipe. Foi contemplado em seis edições com o projeto Gravura de Inverno pelo programa BNB de Cultura. Em 2009 conquistou também o edital Interações Estéticas com Pontos de Cultura, por meio do projeto Samba, Coco e Gravura e o edital Rede Nacional Funarte Artes Visuais com o projeto Gravura em Circuito. Em 2010 foi contemplado novamente com o edital Interações Estéticas e realizou o projeto Samba, Coco e Gravura em Xilo Estampa com comunidades pesqueira, de catadores de mangaba e do Samba de Coco do município da Barra dos Coqueiros em Sergipe. Em 2012 realizou o projeto Gravura de Inverno na Rota do Cangaço pelo edital de Literatura de Cordel do Ministério da Cultura e o Gravura em Circuito: em diálogos urbanos, com o edital Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 8ª edição. Atualmente vive e trabalha em Aracaju/SE.





Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br