PPJA REALIZA REUNIÃO MENSAL COM JOVENS

No dia 31 de julho aconteceu mais um encontro mensal do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), no auditório da Sociedade Semear. Nesta reunião os jovens participaram de uma atividade que teve como base a “Oficina de Futuro” ¹, que teve como objetivos promover uma avaliação participativa sobre como os jovens estão se percebendo e traçar novas estratégias para que seus objetivos sejam alcançados até o final do PPJA.

A atividade foi organizada em três momentos.  O primeiro, denominado de “Muro das Lamentações”, os jovens responderam refletiram sobre qual a maior dificuldade enfrentada dentro do PPJA. No segundo momento, denominado “Árvore dos Sonhos”, os jovens colocaram em papel simbolizado como folha de árvores, qual o sonho pretendem  que se torne realidade até o final do PPJA. No terceiro momento os jovens escreveram em grupos de trabalho uma Carta de Intenções, onde deveriam responder quais a estratégias que planejam para superação das dificuldades e realização dos sonhos.

“Não devemos somente lamentar. Precisamos correr atrás dos objetivos, vencendo os obstáculos para atingir nossas metas”, disse o jovem aprendiz John Kleiton.

A reunião foi encerrada com a distribuição de mudas de plantas que deverão ser cuidadas por cada jovem, simbolizando o sonho de cada uma que , assim como a planta, necessita ser cultivado.

As cartas produzidas pelos grupos foram sistematizadas pelos jovens e pela equipe responsável pelo monitoramento e cada um recebeu uma cópia da carta produzida por turno de trabalho. 



[1]  Metodologia de planejamento participativo desenvolvida pela  ONG  ECOAR que foi adaptado a contexto do PPJA.







Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br