5ª EDIÇÃO DO PPJA, EM SERGIPE, INICIA AS ATIVIDADES COM 75 JOVENS

Teve inicio em maio de 2016 as atividades da 5ª edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), em Sergipe, com 75 jovens aprovados através de processo seletivo. O programa tem duração de dois anos (2016-2018), e compreende das seguintes etapas: Formação Básica e Formação Técnico-Profissional.

A formação básica é executada pela Sociedade Semear, tem duração de seis meses e tem como objetivos o desenvolvimento pessoal e social dos jovens bem como a preparação dos mesmos para ingressarem em curso de formação profissional oferecido pelo SENAI. Os jovens têm aulas de português, matemática, informática, relações interpessoais, temas relacionados ao exercício da cidadania, saúde e prevenção, cultura, meio ambiente.

Na segunda etapa, que compreende a formação profissional, o jovem ingressa no SENAI em curso profissionalizante escolhido de acordo com a sua área de interesse. No SENAI os jovens passam 18 meses, concluindo, assim, o curso técnico, recebendo certificado de qualificação profissional.

Durante os dois anos do Programa, a Sociedade Semear, através de equipe contratada, acompanha o desenvolvimento dos jovens junto ao SENAI e a escola, realiza visitas domiciliares, reuniões mensais com os jovens e periodicamente com suas famílias.

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz – PPJA foi criado pela Petrobras em 2006 para atender à Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, que regulamenta a contratação de aprendizes. Tem como objetivo desenvolver um programa educacional inovador para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica que articule de forma criativa a educação básica, a qualificação social e profissional, visando promover sua inclusão social e contribuir para sua melhor inserção no mundo




Compartilhe:

Veja outras notícias

 
Sociedade Semear - Todos os Direitos Reservados
Rua Leonardo Leite, 148 - São José - Aracaju - Sergipe
Tel: (79) 3022-2052, E-mail: sociedadesemear@infonet.com.br